-

* Governadores do Nordeste reagem contra ajuste proposto por Temer.

Os governadores do Nordeste decidiram que não irão aceitar a proposta de ajuste fiscal feita pelo governo Michel Temer. O ajuste é condição para que os Estados recebam parte dos recursos do programa de regularização de ativos, conhecido como repatriação de recursos. 

Em carta aberta divulgada no último sábado (26), os governadores afirmam que os Estados já estão fazendo o ajuste fiscal proposto pelo governo federal e defendem a redução da taxa de juros e “medidas de combate à sonegação fiscal e de justiça tributária". 

Na última terça (22), os governadores se reuniram o presidente Michel Temer, que disse que o governo liberaria os recursos, se antecipando à decisão do Supremo Tribunal Federal. Contudo, os governadores da região afirmam que as medidas anunciadas por Henrique Meirelles, ministro da Fazenda, não foram apresentadas para eles.

"A gente tinha feito a reunião para acertar compromissos gerais com o ajuste fiscal, apoio às reformas como a da Previdência e, na hora da [entrevista] coletiva, Meirelles veio com um detalhamento de questões que nunca vão ser unificadas entre os 27 Estados. É impossível", afirmou Paulo Câmara (PSB), governador do Pernambuco. 

Quase todos os Estados entraram no Supremo para exigir que o governo federal compartilhasse parte das multas da repatriação. A ministra Rosa Weber bloqueou o dinheiro arrecadado, mas o plenário ainda vai tomar uma decisão final. 

Uma das exigências do governo Temer para a liberação dos recursos era que os governadores retirassem as ações. Entre, os governos estaduais agora dizem que vão voltar ao Supremo amanhã (29). 
Arquivo
Situação é difícil.

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »