-

* Prefeitura de Patu alertando população sobre o risco da proliferação do Aedes Aegypti

A Prefeitura de Patu alerta os munícipes para os cuidados nas precauções e prevenções no combate ao mosquito transmissor de várias doenças, tais como: dengue, chikungunya, zika e febre amarela são doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Preocupada com os riscos da proliferação do Aedes Aegypti.

O Mosquito Aedes aegypti mede menos de um centímetro, tem aparência inofensiva, cor café ou preta e listras brancas no corpo e nas pernas.

Costuma picar nas primeiras horas da manhã e nas últimas da tarde, evitando o sol forte, mas, mesmo nas horas quentes, ele pode atacar à sombra, dentro ou fora de casa. Há suspeitas de que alguns ataquem também durante a noite.

O ciclo do Aedes aegypti é composto por quatro fases: ovo, larva, pupa e adulto. As larvas se desenvolvem em água parada, limpa ou suja. Na fase do acasalamento, em que as fêmeas precisam de sangue para garantir o desenvolvimento dos ovos, ocorre a transmissão da doença. 
 
O seu controle é difícil, por ser muito versátil na escolha dos criadouros onde deposita seus ovos, que são extremamente resistentes, podendo sobreviver vários meses até que a chegada de água propicia a incubação. Uma vez imersos, os ovos desenvolvem-se rapidamente em larvas, que dão origem às pupas, das quais surge o adulto. 

O único modo possível de evitar a transmissão da dengue é a eliminação do mosquito transmissor. 
 
A melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. 
Faça você também a sua parte.
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »