-

* Prefeitura de Felipe Guerra incentivando a Formação Continuada dos Professores.

A Secretaria Municipal de Educação de Felipe Guerra realizou o Seminário de Encerramento das ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC 2017-2018. O Seminário aconteceu na sede da Escola Municipal Maria Bernadete Pinto e teve como objetivo principal a apresentação, pelos professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental, de práticas pedagógicas exitosas vivenciadas em sala de aula durante o período de formação. 

 O Município desenvolve as ações do PNAIC desde 2013, quando o Governo Municipal na pessoa do Prefeito Haroldo Ferreira, assumiu o compromisso com o Governo Federal e Estadual, para dar condições da realização das formações em âmbito municipal, objetivando assegurar a alfabetização de todas as crianças, no máximo até os oito anos de idade. O PNAIC 2017-2018 apresentou um novo formato, incorporando a Educação Infantil, garantindo assim as perspectivas e as especificidades do trabalho de leitura e escrita com as crianças. 

A principal inovação no programa em 2017-2018 refere-se a um direcionamento maior na intencionalidade pedagógica das formações e da atuação dos formadores, articulada a um modelo de fortalecimento da capacidade institucional local, reforçando a importância de ter, nas estruturas de formação e gestão, atores locais altamente comprometidos com os processos formativos e de monitoramento, avaliação e intervenção pedagógica. 

A equipe do PNAIC no município de Felipe Guerra, contou com uma Coordenadora local, Luzia Medeiros e duas formadoras locais, sendo uma de Educação Infantil, Roberta Vale e uma de Ensino Fundamental, Lídice Silveira, sendo está equipe responsável por desenvolver todas as ações do PNAIC no Município. A Secretária Maria das Neves destacou a importância das formações do PNAIC para a melhoria da prática docente, especialmente para a alfabetização das crianças. 

O Prefeito Haroldo Ferreira compreende que a formação continuada de professores como política pública é componente essencial da profissionalização e da valorização dos docentes, e um direito dos profissionais do magistério de buscarem atualização e aperfeiçoamento ao longo da vida. Pensando assim, garantiu desde o início todas as condições para a realização das formações do PNAIC no Município, fortalecendo o seu compromisso com a educação.


Prefeitura de Felipe Guerra em ação.
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »