-

* Racha no PCC: quem é Vida Loka, ex-número 2 e agora rival de Marcola.

São Paulo – Condenado a mais de 70 anos de prisão, Abel Pacheco de Andrade, o Vida Loka, é descrito como preso de “altíssima periculosidade”, já que foi o braço direito de Marco Willians Herbas Camacho, o Marcola, e, atualmente, é um dos dissidentes que tentam tomar o poder no Primeiro Comando da Capital (PCC).

O racha na alta cúpula da organização criminosa é provocado por uma disputa que põe Marcola contra três antigos aliados: Roberto Soriano, o Tiriça, Wanderson Nilton de Paula Lima, o Andinho, além de Vida Loka. Os dissidentes acusam o chefão do PCC de ter atuado como “delator”.

Vida Loka entrou na facção com aval do próprio Marcola, por quem foi batizado no crime. Com a ascensão do padrinho ao posto de maior liderança, em 2002, ele se tornou um dos sete homens de confiança convocados para a chamada Sintonia Final Geral – a mais alta prateleira do PCC.

Segundo a investigação, cabia ao criminoso repassar a ordem de Marcola para outros integrantes da cúpula. Também ficou responsável por formar a chamada “Sintonia dos Gravatas”, composta por advogados ligados à facção, além da célula que levanta endereço de autoridades para ordenar ataques.

Na facção, Vida Loka também é conhecido pela alcunha de “General”. Considerado de “altíssima periculosidade”, ele já rodou por quatro das cinco penitenciárias do sistema federal. Atualmente, Vida Loka e Marcola estão presos em Brasília. Antes, ele havia passado por Catanduvas (PR), Mossoró (RN) e Porto Velho (RO).

Vida Loka.

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »