-

* Símbolo do sertão, casa de taipa é construída no Centro de Apodi, RN.

G1/RN: O mês de junho é um período que resgata as tradições nordestinas. E pensando nisso, foi construída uma casa de taipa no Centro de Apodi, município da região Oeste potiguar. Feita de barro e madeira, o símbolo do sertão atrai moradores e visitantes para o local, que conta ainda com apresentações de violeiros. 

A casa tem decoração simples, com objetos típicos do interior potiguar, como rede armada na sala, símbolos católicos, como terço e oratório, nas paredes e utensílios feitos de palha, barro e ferro. "Me traz lembranças boas da minha infância. Me criei em casa de taipa", conta a dona de casa Estefânia Costa. 

Mas para alguns a casa revela novidades. A estudante Monalise Araújo disse nunca ter visto alguns dos objetos encontrados na casa, como o pilão, que só conseguiu identificar com a ajuda de sua mãe, Antônia Geraldina. "Tinha pilão na casa da minha mãe. Pilei mungunzá e arroz", conta a dona de casa. 

E para embalar as noites ao redor da casa de taipa, a cantoria dos violeiros alegra o público com versos de rimas. O projeto foi idealizado por artistas locais e a prefeitura da cidade. 
Parabéns pela iniciativa.
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »