-

* O sonho continua e para muitos a realidade de aproxima...

Depois da reunião feita no distrito de São Geraldo dia 16 de julho de 2011, a equipe formada por três jovens voltam a discutir a emancipação política do distrito, desmembrando toda a várzea do município de Caraúbas; e criando um novo município no estado do Rio Grande do Norte. Desta vez o encontro foi na comunidade do Apanha Peixe neste sábado (07), com um bom número de participantes.
 
O sonho de transforma o distrito de São Geraldo em cidade é antiga, bem com toda a várzea em município; e a comissão formada por três jovens, que são: Prof. Wallace Patrick, Prof. Élder Morais e o mecânico Gladyson Sales têm ganhado forças nestes últimos dias. Vale salientar que, os três não estão sozinhos, eles têm o respaldo de algumas  lideranças políticas das comunidades e dos três vereadores que são: o Vereador  Silas Sales, o Vereador Licenciado e atual Secretário de Governo, Édson Moraes e do Vereador Edmilson Leite.
 
Na comunidade do Apanha Peixe a comissão discutiu juntamente com os moradores a importância de tentar transforma e desenvolver a região varzeana, visando a geração de renda e melhoria na qualidade de vida da população e para que isso aconteça dignamente, sem precisar dos moradores daquela região sair para buscar trabalho em outros municípios, como também, aplicar os recursos ganhos nos municípios de destino, é necessário a emancipação política da várzea que conta com mais de 4 mil habitantes.
 
O Prof. Wallace Patrick disse que “sabemos que é muito difícil, mas não é impossível, e na pior das hipóteses nossos governantes irão “olhar” com mais atenção para a nossa região, pois perceberão que somos um povo consciente. Disse o professor.

No momento foram definidos alguns passos a serem seguidas, como entrar em contato com algumas autoridades que possam lutar junto aos órgãos competentes, elaborarem projetos que defina melhor os objetivos para a transformação da várzea em município, fazer reunião nas comunidades com as associações, recolher o máximo de assinaturas, elaborar uma comissão incluindo das comunidades, convocar as autoridades para discutir o assunto, lutar pela aprovação na Assembleia Legislativa do estado e por último realizar um plebiscito.
 
No encontro uma das questões que foram levantadas foram: existe infra-estrutura?  O município sobreviverá só do FPM? A emancipação será só de São Geraldo? E qual o interesse da comissão? E entre outros assuntos que foram explorados.

Em relação a alta sustentabilidade do novo município a equipe mostrou as fontes de renda que as comunidade varzeanas  têm, como é o caso da comunidade do Apanha Peixe que tem uma agricultura forte, pecuária, piscicultura, comércios,  potencialidade para o turismo não explorada pelas autoridades, como seja o açude do Apanha Peixe,  empresas entre outras potencialidades que a comunidade dispõe para credenciar o setor num município sem necessariamente sobreviver exclusivamente do FPM, Fundo de Participação dos Municípios.
Como ficaria a Várzea após a emancipação política 
Icem Caraúbas.
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »