-

* 55 municípios potiguares serão beneficiados com construção de reservatório de água.

Permitir a captação e o armazenamento de águas das chuvas, aproveitadas a partir do seu escoamento nos telhados das casas, através de calhas de zinco ou PVC, propiciando armazenamento de água para consumo humano em reservatório protegido da evaporação e das contaminações causadas por animais e dejetos trazidos pelas enxurradas. Essa é a finalidade de 2.800 cisternas de placa que serão construídas em 55 municípios potiguares.

E as reuniões de mobilização para execução da medida de combate à seca aconteceu na manhã de hoje (01) no município de Pau dos Ferros, no Alto Oeste Potiguar, onde foi apresentada a metodologia de trabalho de construção dos reservatórios cilíndricos, coberto e semi-enterrado, com capacidade para armazenar até 15 mil litros de água. Lideranças comunitárias e gestores municipais da área de assistência social da região participaram do encontro ocorrido na Secretaria Municipal de Educação da capital do Alto Oeste.

Durante a reunião, a primeira de uma série - será realizada uma para cada região -, os participantes conheceram o Projeto de Reaplicação de Tecnologia Social "Cisternas de placas". O modelo representa uma alternativa tecnológica mais adaptada à realidade dos pequenos produtores rurais. O projeto é referente ao convênio assinado entre a Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social-SETHAS, e o Serviço de Apoio aos Projetos Alternativos Comunitários-SEAPAC, que será executado, inicialmente, nos municípios de Água Nova, Coronel João Pessoa, Doutor Severiano, Itaú, Luís Gomes, Marcelino Vieira, Paraná, Portalegre, Riacho da Cruz, Riacho de Santana, Rodolfo Fernandes, São Miguel, Taboleiro Grande e Venha Ver.

55 municípios potiguares beneficiados

Serão contemplados com as cisternas os municípios de Afonso Bezerra, Água Nova, Alexandria, Almino Afonso, Angicos, Antônio Martins, Baraúna, Bento Fernandes, Bom Jesus, Caicó, Campo Grande, Caraúbas, Carnaúba dos Dantas, Coronel João Pessoa, Currais Novos, Cruzeta, Doutor Severiano, Encanto, Equador, Espírito Santo do Oeste, Florânia, Frutuoso Gomes, Ielmo Marinho, Itaú, Janduís, Japi, José da Penha, João Dias, Luís Gomes, Macau, Marcelino Vieira, Martins, Nova Cruz, Olho D´Água dos Borges, Paraná, Patu, Poço Branco, Portalegre, Riacho da Cruz, Riacho de Santana, Rafael Fernandes, Rodolfo Fernandes, Santa Cruz, São Miguel do Gostoso, São Paulo do Potengi, São Tomé, São Miguel, São Rafael, Senador Eloy de Souza, Serra do Mel, Taipu, Touros, Tabuleiro Grande, Umarizal e Venha Ver.
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »