-

* MDS vai orientar novos prefeitos a criar planos municipais de superação da miséria.

O governo federal quer sensibilizar todos os municípios para que elaborem planos locais de superação da miséria. A expansão das ações do Plano Brasil Sem Miséria, em parceria com as prefeituras, é a meta para 2013 e esse é o foco da participação do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) no Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas – Municípios Fortes, Brasil Sustentável, de segunda (28) a quarta-feira (30), em Brasília. Na terça-feira (29), a ministra Tereza Campello falará sobre o plano para os prefeitos e prefeitas.

Segundo o secretário para Superação da Extrema Pobreza do MDS, Tiago Falcão, há recursos financeiros e ferramentas, com acesso simplificado, para apoiar a elaboração de ações e programas sociais nos municípios. “O prefeito pode, rapidamente, no inicio da sua gestão, aperfeiçoar seus programas e ações, de forma a garantir nosso grande objetivo, que é chegar a 2014 sem extrema pobreza no país. Com ações relativamente simples, ele consegue ter resultados rápidos nessa área.”

Para auxiliar os prefeitos e prefeitas, o ministério elaborou uma cartilha com os programas e ações do plano de superação da extrema pobreza para distribuir no evento. Durante o encontro, o MDS também lançará o portal Plano Brasil Sem Miséria no Seu Município.

Além disso, um estande vai permitir o atendimento personalizado aos novos gestores e suas equipes. Cerca de 80 técnicos do MDS vão se revezar em uma sala exclusiva, durante os três dias do encontro. “O prefeito receberá um retrato de como está o Brasil Sem Miséria no seu município, como foi a atuação em 2012, o que ele pode ampliar em 2013 e como fazê-lo”, diz Falcão.

O vice prefeito Ivanildo Fernandes (PT), está representando o município de Caraúbas.

Na terça-feira (29), às 8h30, no auditório Master do Centro de Convenções Ulysses Guimarães, Tereza Campello falará sobre as principais ações nos três eixos do Brasil Sem Miséria – transferência de renda, inclusão produtiva e acesso a serviços. A ministra também apresentará um balanço de todas as realizações desde o lançamento do plano, em junho de 2011. Na programação paralela do encontro, haverá um auditório exclusivo para palestras sobre o Brasil Sem Miséria.

Programação – Auditório Buritis

Segunda-feira (28)
14h às 15h30: Papel da Assistência Social no Brasil Sem Miséria
15h30 às 17h: Brasil Sem Miséria no Campo: PAA, Ater, Fomento, Pnae, Água para Todos

Terça-feira (29)
14h às 15h30: Busca Ativa e Garantia de Renda: Cadastro Único, Bolsa Família e Brasil Carinhoso
15h30 às 17h: Inclusão Produtiva no Brasil Sem Miséria: Pronatec BSM, Acessuas/Trabalho, Intermediação e Mapa de Oportunidades
17h às 18h30: Educação e Saúde no Brasil Sem Miséria: Brasil Carinhoso (Creches e Saúde) e Mais Educação

Quarta-feira (30)
9h30 às 10h30: Papel da Assistência Social no Brasil Sem Miséria
10h30 às 12h30: Brasil Sem Miséria no Campo: PAA, Ater, Fomento, Pnae, Água para Todos
14h às 15h30: Busca Ativa e Garantia de Renda: Cadastro Único, Bolsa Família e Brasil Carinhoso
15h30 às 17h: Inclusão Produtiva no Brasil Sem Miséria: Pronatec BSM, Acessuas/Trabalho, Intermediação e Mapa de Oportunidades
17h às 18h30: Educação e Saúde no Brasil Sem Miséria: Brasil Carinhoso (Creches e Saúde) e Mais Educação
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »