-

* Autoridades e população na reunião da Mariana.

Em audiência pública na comunidade de Mariana, dentro dos limites da cidade de Caraúbas/RN, foram discutidas soluções para o melhor funcionamento da adutora que abastece a comunidade e a região. Na ocasião, além de diversas famílias das comunidades rurais, contou com várias autoridades entres estas do Prefeito de Caraúbas, Ademar Ferreira, o Presidente da Câmara de Vereadores, Edson de Moraes, e o Promotor de Justiça de Caraúbas, Rafael Galvão.

Todo acontecimento foi relatado pelo secretário de políticas do campo e meio ambiente, Lucinaldo de Souza, que mobilizou as autoridades presentes, e ainda apontou que anualmente a Prefeitura Municipal gasta, com a manutenção e controle da adutora, mais de 60 mil reais, prejuízo que acontece com depredação da estrutura de distribuição.

Na reunião foram levantadas medidas a curto e longo prazo. Em longo prazo, foram mostrados que já existem projetos que complementam toda a região com um abastecimento e instalação de alto padrão, com melhor tubulação, caixas d’água, rede de distribuição simplificada. Porém, é necessária uma verba muito alta para executar a obra na proporção prevista, o que se torna demorado.

Já para imediato, foi estabelecido no encontro que: seja feito um novo levantamento da quantidade de aberturas na tubulação principal; que aberturas na rede somente ocorrerão com a autorização do município; será feito o levantamento das caixas quebradas e sem cadeado; fazer o possível para manter aberturas somente em grupos de casas, diminuindo a abertura na rede de forma individual, melhorando assim a pressão da água; Melhorar o controle da abertura e fechamento das chaves pela gestão municipal; levantamento dos custos para a ligação de outro poço e assim ver a viabilidade de adiciona-lo a rede principal, entre outras medidas.

A Prefeitura de Caraúbas, Câmara de Vereadores e população se comprometeram de trabalhar em conjunto para solucionar o impasse, ocorrendo penalizações para quem não cumprir o acordo, e assim todos usufruírem de forma igualitária do líquido que é sinônimo da vida, a água.
 Parte das autoridades...
 Parte dos presentes...
 Com a palavra o promotor.
ACPMC.
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »