-

* Greve da Uern continua e alunos se mobilizam.

Estudantes de diversos cursos de graduação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) se reuniram ontem (25) pela manhã, em frente ao Teatro Municipal Dix-huit Rosado, para um protesto em ‘descomemoração’ aos 90 dias de paralisação dos professores e técnicos administrativos da Universidade.

Os acadêmicos participaram da mobilização com cartazes e faixas denunciando as deficiências estruturais da Uern. A estudante Maria Jéssica, do curso de Pedagogia e também integrante do Diretório Central dos Estudantes (DCE), participou do ato e defendeu a legalidade da greve dos servidores. “A gente tem a consciência de que essa luta não é apenas por aumento salarial, por isso estamos fazendo a nossa parte dando o apoio necessário e também pressionando para que o Governo acabe de vez com esse impasse.

Nós queremos que a greve acabe o quanto antes, mas que os servidores também consigam ver seus direitos sendo reconhecidos. Queremos ver a nossa universidade estruturada e dessa forma com qualidade para as suas atividades”, disse a estudante.

A manifestação foi organizada pelos alunos do curso de Medicina com o apoio e participação dos alunos das demais graduações.

NEGOCIAÇÃO

Na manhã de ontem, após reunião com o reitor da Uern, na Reitoria da Universidade, o comando de greve esteve reunido na sede da Associação dos Docentes da Uern (ADUERN) para analisar e discutir as particularidades da minuta do projeto de lei com os percentuais acordados entre o reitor Pedro Fernandes e o Governo do Estado durante negociações na segunda-feira passada, 24.

Durante encontro entre administração da Uern e o governador Robinson Faria, o entendimento foi feito dentro do que os servidores estavam pleiteando e a Reitoria negociando, desde o começo da campanha salarial, o que significa o cumprimento do acordo de reposição de 57,53%, em quatro parcelas. O documento também foi entregue à secretária-chefe de Gabinete Civil, Tatiana Mendes Cunha. O Governo encaminhará projeto de lei à Assembleia Legislativa com a reposição salarial.

Antes de convocar uma assembleia com a categoria para colocar a contraproposta em votação, no entanto, a Aduern prefere aguardar até ter a garantia de que o projeto será aprovado pela Assembleia Legislativa. Enquanto isso, a greve continua até que haja essa garantia.
Estudantes da Uern durante mobilização na manhã de ontem, pelo fim da paralisação, em frente ao Teatro Municipal Dix-huit – Foto Ednilto Neves
Greve da UERN. 
Gazeta do Oeste.
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »