-

* O post de Facebook que liga autor de ataque em Toronto a grupo online de 'celibatários involuntários'

O homem acusado de matar 10 pessoas em Toronto escreveu no Facebook minutos antes do ataque uma referência a um grupo misógino que se reúne em fóruns de internet e um elogio a Elliot Rodger, que matou seis pessoas a tiros nos Estados Unidos em 2014. 

Alek Minassian, de 25 anos, foi acusado na terça-feira por dez homicídios e mais 13 tentativas de assassinato. De acordo com a polícia, ele atingiu pedestres de propósito ao subir num passeio movimentando dirigindo uma van alugada na segunda-feira. Ele foi preso alguns quarteirões depois. 

A publicação de Minassian no Facebook, que a empresa confirmou à BBC que é real, dizia: "A rebelião Incel já começou! Vamos derrubar todos os Chads e Stacys! Um viva ao Cavalheiro Supremo Elliot Rodger!". 

O post também faz referência ao 4chan, considerado o maior fórum de internet do mundo, de onde saem muitos dos memes que circulam na rede.

O que é 'incel'?

"Incel" é um diminutivo da expressão "celibato involuntário" em inglês, e se refere a grupos online onde homens jovens discutem sua falta de atividade sexual e o fato de não se sentirem atraentes para o sexo oposto - frequentemente culpando as mulheres pelo problema. 

A atitude dos homens que visita o fórum varia bastante, mas eles frequentemente expressam raiva contra homens considerados atraentes, que chamam de "Chads" e mulheres, que chamam de "Stacys" (dois nomes populares nos Estados Unidos). 

Fóruns incel geralmente contêm mensagens de ódio a mulheres e ao movimento feminista. Em novembro, a rede social Reddit baniu discussões de incels do site por ter conteúdo violento. Na última terça-feira, mais um dos fóruns (ou subreddits) deste grupo foi deletado. 
Agora aí é de lascar tudo...
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »