-

* Prefeito Antônio Bolota recebe representantes do Ministério Público em seu gabinete.

O prefeito Antonio Bolota recebeu no seu gabinete, o representante do Ministério Público da vara da Educação Promotor Dr. Olegário, Diretores das escolas da rede municipal e estadual de ensino do município, representante do SINDISEPM, pais representantes dos conselhos escolares e representantes da 12ª DIREC.

A reunião foi proposta pelo Promotor para discutir acerca do funcionamento dos Conselhos Escolares. Na oportunidade o prefeito Antonio Freire disse que “uma gestão democrática se faz com a participação efetiva dos cidadãos, não sendo possível a um gestor governar sozinho. Estamos sempre à disposição para contribuir com a efetivação desses espaços”.

Durante a reunião, conduzida pelo Promotor Dr. Olegário, discutiu-se os desafios e entraves para que os Conselhos funcionem efetivamente. A Secretária Municipal de Educação, Valquíria Silva, reafirmou o compromisso da pasta para com a gestão democrática das escolas: “Defendemos sempre a importância dos Conselhos Escolares para a boa gestão das escolas. Quando os conselhos funcionam efetivamente, o trabalho e a responsabilidade dos gestores são compartilhados, se dando de forma mais eficiente e legítima, facilitando a gestão do espaço escolar”.

Após ouvir os Diretores das escolas e demais presentes, o Promotor sugeriu uma nova reunião para discussão e validação de uma recomendação, pelo Ministério Público, acerca das responsabilidades e providências a serem tomadas para a efetivação dos Conselhos Escolares nas escolas do município.

Dr. Olegário lembrou que é preciso entender a força e o poder que tem um Conselho Escolar para o bom desempenho das escolas, para o aprendizado dos alunos e para a boa gestão escolar. Disse que o trabalho em conjunto (Ministério Público, Gestão das Escolas, Gestão da Secretaria de Educação e Gestão Municipal) é importante para se construir esse importante instrumento democrático de participação e efetivação da cidadania e, consequentemente, uma melhor educação no município.
Momento importante.
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »