* Governo do Estado agiliza trâmites para iniciar recuperação da barragem do Apanha Peixe em Caraúbas.

A recuperação de barragens é uma das prioridades do Governo do Estado neste início de ano. A do Apanha Peixe, em Caraúbas, com capacidade para até 10 milhões de metros cúbicos de água, é uma das estruturas que será recuperada por meio do projeto Governo Cidadão e Banco Mundial. Mesmo sem ainda ter assumido oficialmente a pasta de Gestão de Projetos, o deputado Fernando Mineiro articulou uma série de reuniões esta semana para agilizar a homologação do processo licitatório da Apanha Peixe, concluído em dezembro. A preocupação é iniciar as obras antes que o inverno chegue e comprometa ainda mais a estrutura da barragem. 

 Uma das reuniões capitaneadas pelo deputado foi com o titular da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), João Maria Cavalcanti. Ficou definido que uma equipe técnica da Semarh e projeto Governo Cidadão fará uma visita até Caraúbas esta semana para verificar in loco a situação da barragem. Ontem mesmo (11) o articulador territorial do Governo Cidadão, Teófilo Fernandes, esteve no município e visitou a estrutura, além de ter iniciado articulação para firmar parcerias com vistas ao início das obras. 

 "Nossa preocupação e da governadora Fátima é resolver certos entraves comuns a alguns processos de licitação que estão em curso. No caso da Apanha Peixe, nossa prioridade agora é homologar a licitação concluída em dezembro e iniciar as obras o quanto antes", disse Mineiro. As obras da Apanha Peixe estão orçadas em R$ 9,1 milhões e contam com recursos do acordo de empréstimo com o Banco Mundial. O objetivo principal do investimento é recuperar a estrutura da barragem e garantir segurança para quando o reservatório estiver cheio, que nunca passou por uma manutenção em sua história recente.
Os municípios irão agradecer essa benefício.
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »