* Petrobras assina acordo para venda da Refinaria de Pasadena por R$ 2 bi.

A Petrobras informou nesta quarta-feira (30) a venda da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos, para a empresa norte-americana Chevron. O acordo foi fechado por 562 milhões de dólares, aproximadamente metade do valor desembolsado pela estatal brasileira para ter a unidade. Esta transação é investigada pela Operação Lava Jato.

Estão sendo vendidas as sociedades Pasadena Refining System Inc. (PRSI), responsável pelo processamento de petróleo e produção de derivados, e PRSI Trading LLC (PRST), que atua como braço comercial exclusivo da PRSI, ambas detidas integralmente pela Petrobras America Inc. (PAI). A PRSI possui capacidade de processamento de 110 mil barris por dia e está localizada na cidade de Pasadena, no Golfo do México, Texas.

A empresa informou que a refinaria é independente do Sistema Petrobras, que pode operar com correntes de petróleos médios e leves e produz derivados que são comercializados tipicamente no mercado doméstico americano.

A Petrobras disse que a conclusão da transação está sujeita ao cumprimento de condições precedentes usuais, tais como a obtenção das aprovações pelos órgãos antitruste dos Estados Unidos e do Brasil. A operação é parte do plano de desinvestimentos da Petrobras e foi aprovada pelo conselho de administração da estatal nesta quarta-feira.
Prejuízo grandioso visto o dinheiro gasto e roubado.
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »