-

* Vice dos EUA telefona para líder da oposição venezuelana Juan Guaidó.

O vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, telefonou nesta terça-feira (15) para o líder da oposição ao regime de Nicolás Maduro na Venezuela, Juan Guaidó. O parlamentar preside a Assembleia Nacional Venezuelana, único órgão do país sul-americano sem controle dos chavistas. 

Com o telefonema, Pence expressou apoio ao Parlamento venezuelano em mais um sinal de repúdio ao segundo mandato de Maduro, que tomou posse na quinta-feira passada. Segundo a agência Reuters, o vice-presidente dos EUA considera a Assembleia Nacional da Venezuela como "o único órgão democrático legítimo no país". 

Mais cedo nesta terça-feira, a Assembleia Nacional declarou Maduro "usurpador" do cargo de presidente da república. 

Na prática, isso significa que a Assembleia assumirá como "juridicamente ineficaz" a Presidência exercida por Maduro, com Guaidó como presidente interino do país. Além disso, os atos do Poder Executivo venezuelano ficam anulados, segundo a agência EFE. 

A declaração também abre possibilidade para que funcionários, policiais e integrantes das Forças Armadas tenham respaldo legal para desobedecer o regime de Maduro. 

Além disso, os parlamentares aprovaram um pedido a dezenas de governos estrangeiros que congelem contas bancárias controladas pelo governo de Nicolás Maduro, segundo documentos obtidos pela Reuters. A medida se estenderia aos EUA e a países da União Europeia, além de vizinhos como o Brasil.
A chapa vai esquentar para o Maduro.
G1
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »