-

* Silas Malafaia diz que Eduardo Bolsonaro não conhece realidade do imigrante brasileiro nos EUA.

Apoiador do presidente Jair Bolsonaro, o pastor Silas Malafaia saiu em defesa dos imigrantes brasileiros que vivem irregularmente no EUA, após uma declaração polêmica do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), que disse na noite do último sábado, em Washington, que os brasileiros que estão em situação migratória irregular fora do país são uma “vergonha nossa”.

— Prego nos EUA e na Europa há mais de 25 anos. Quando esse cara fala isso, mostra que não conhece a realidade do imigrante brasileiro. Não podemos generalizar os maus exemplos. Os pontuais maus exemplos não podem denegrir os ilegais  — disse ao GLOBO por telefone.  — Conheço muitos brasileiros ilegais que não estão lá vagabundando nem roubando. Pelo contrário. A maioria dos imigrantes brasileiros nos EUA é gente que tem dois empregos, que trabalha 14h por dia.

A declaração foi feita quando o deputado comentava a possibilidade de o governo brasileiro isentar americanos da exigência de vistos para entrar no Brasil, sem a contrapartida do governo americano para liberação de vistos para brasileiros.

—  Como ele vem dizer que tem vergonha? Me orgulha saber que o brasileiro, com toda a dificuldade, está lá fora lutando — afirmou o pastor, lembrando que não é a primeira vez que discorda dos comentários do deputado. —  Esse menino tem que tomar muito cuidado com o que anda falando. Está provocando indignação em setores onde o pai tem todo o apoio. Isso contribui para perder voto com muita gente lá fora que votou nele, não só nos EUA. Mas sei que não é o presidente que pensa isso. Ele não concorda com isso. Ele (Eduardo) deve ter tomado um pito do pai.

Cerca de três milhões de brasileiros vivem no exterior, sendo mais de 1,4 milhão nos Estados Unidos, de acordo com o Itamaraty. Segundo o Instituto Pew, de Washington, cerca de 130 mil brasileiros encontravam-se em situação irregular nos Estados Unidos em 2016. O número de brasileiros que ingressa nos Estados Unidos “caiu sensivelmente” de 2007 a 2017, diz o instituto, e a imigração irregular total nos EUA encontra-se no ponto mais baixo em 10 anos.

Jair Bolsonaro obteve 81,7% dos votos válidos nos EUA no segundo turno das eleições de 2018. Segundo uma  pesquisa encomendada pela revista Época , 85% dos brasileiros que moram nos EUA dizem que as políticas de Donald Trump não melhoraram a vida de quem mora nos EUA, e 79% dos entrevistados consideram a política de imigração o pior ponto do governo do republicano.

Malafaia também criticou os elogios ao escritor  Olavo de Carvalho, a estrela da noite no jantar oferecido no domingo na casa do embaixador brasileiro Sergio Amaral, em Washington. O ministro da Economia,  Paulo Guedes, chegou a dizer que Olavo era o “líder da revolução” liberal no país.

— Agradecer a vitória (de Bolsonaro) a Olavo de carvalho é uma afronta. Quem é ele? Que voto ele tem? Quer dizer que somos (evangélicos) um bando de idiotas?

No domingo, o deputado federal minimizou as declarações, mas enfatizou que o Brasil não vai permitir migração irregular em nenhum lugar do mundo.

— A declaração foi para dizer que o Brasil tem responsabilidade com seus nacionais e não vai ficar permitindo que brasileiros entrem, facilitando, melhor dizendo, a entrada de brasileiro em qualquer lugar que não seja da maneira legal — disse Eduardo Bolsonaro, eleito na última quinta-feira presidente da Comissão de Relações Exteriores da Câmara.
Eles não se entendem...
O GLOBO
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »