Queria aqui esclarecer alguns fatos que ocorreram pós corrida na cidade de Santa Cruz/RN onde estive participando da maior maratona de Mountain bike do Estado, a RN100, uma corrida de duplas numa região de muitas subidas com características serranas. Pois bem, conseguimos fazer uma boa prova e finalizamos em 11°devido um erro de navegação no final da prova onde vinhamos ali entre os 7 primeiros.
Após 30 minutos finalizado a prova comecei a sentir tontura e aumento da pressão arterial, logo senti dores por todo corpo oriundas de cãibras e alteração nos batimentos cardíacos. Minha musculatura enrijeceu toda quando gritei pela organização que logo me medicaram para controlar a pressão e me levaram para o hospital. Já soube hoje que fui alvo de vários comentários em uma determinada academia da cidade que eu tomei muita "porcaria" para poder acompanhar minha dupla Pedro Vinicius. Fomos participar de uma corrida em duplas onde o respeito foi mútuo. Pedro é um bom atleta e de muito potencial e fez com que pudéssemos fazer uma boa corrida, num ritmo razoavelmente forte e está ali sempre disputando com os atletas da frente.
E aí Marcos o que houve? Tomou porcarias demais? Sempre que vamos correr ou treinar tomamos suplementação para nosso corpo suportar o nível de esforço descarregado.
Não foi ingerido nenhuma substância estranha e que eu já nao tenha utilizado. E mais, a ingestão não foi feita com a intenção de acompanhar minha dupla como muitos estão comentando erroneamente. Sempre fazemos uso para deixar o corpo preparado para grandes esforços.
Enfim, foi tudo controlado no hospital de Santa Cruz, oxigenação do sangue, pressão e batimentos cardíacos. Fui liberado pra vir pra casa. Na estrada cheguei a vomitar várias vezes e ao chegar em Caraúbas fui direto para o Hospital porque tava sentindo fraqueza.
Ao contar toda essa história a médica solicitou um eletrocardiograma, onde foi constatado uma alteração nos batimentos cardíacos. Fui pré diagnosticado com infarto, mas Deus estava comigo.
Fui encaminhado para o Hospital Tarcísio Maia onde lá fiz outros exames de enzimas e eletrocardiograma o que nao foi constatado o INFARTO. Passei a noite e fui liberado pela manha com a responsabilidade de procurar urgente um Cardiologista para exames mais detalhados, e foi feito. Eletrocardiograma, Ecocardiograma e outros exames foram realizados. Resultados: coração de atleta.
Mas o que realmente aconteceu? Segundo o cardiologista meu coração está perfeito e trabalha numa sincronia de uma pessoa nao sedentária e como pratico atividade de intensidade a alteração que deu no eletrocardiograma foi tida como comportamento normal do coração. Nada que venha me comprometer com problemas cardíacos.
Segundo o cardiologista o que houve comigo foi a chamada HIPOCALCEMIA que é uma queda brusca do índice de cálcio na corrente sanguínea e que provoca aumento de pressao, distúrbio cardíaco e enrigecimento de músculos e caimbras gerais. Algo raro que acontece com 5% de atletas. Segundo ele não foi proveniente dos suplementos tomados, e sim do esforço extremo praticado pelo corpo. Os suplementos podem ter contribuido pelo fato de terem me dado energia para descarregar além do que o meu corpo estava preparado a suportar. Aliado a isso o baixo índice de cálcio na corrente sanguínea desencandeou tudo isso. Fui proibido de tomar suplementação? Não.
Apenas solicitou que não fizesse ingestão de energéticos tradicionais pelo fato deles terem função diurética e na urina se elimina muito cálcio. Preciso apenas repor o cálcio e estarei tudo bem. Já fui liberado para trabalhar e treinar.
Quero agradecer a Deus por tudo, pela vida, a minha esposa que esteve ao meu lado todo momento e aos amigos que estiverem ali toda hora Tony Cavalcante Larissa Cavalcante Emanuel Almeida Lucio Flavio Fernandes Oliveira a organizacao do evento que me atendeu e socorreu, em especial a Aryédna Lima que esteve ali comigo ate ser liberado do hospital... a equipe do TM, a Dr. Thiago irmão de Tenisio que mesmo por telefone ajudou nos trâmites e a equipe dos hospitais de Santa Cruz e Caraubas. E a todos os meus amigos que se preocuparam comigo.
Agora recupera as energias e voltar aos treinos. Segundo o cardiologista eu nao posso treinar... eu devo voltar a treinar logo.
Então vamos lá!
Força grande Marcos...
Relato nas redes sociais.
Registe-se aqui com seu e-mail

.gif)


ConversãoConversão EmoticonEmoticon