-

* Menos de um ano após eleições, trocas partidárias mudam cenário na Assembleia Legislativa do RN.

Menos de um ano após as eleições de 2018, a composição partidária da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte já não é a mesma e deve sofrer ainda mais alterações nos próximos dias, já que vários parlamentares estão trocando de legenda. São pelo menos seis trocas. Com isso, alguns partidos que não elegeram nenhum representante no ano passado, por exemplo, agora deverão ter representantes no Legislativo. Outros ficaram sem nenhum deputado para chamar de seu. 

A mais recente mudança foi a decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), nesta terça-feira (20) que permitiu a saída do deputado Hermano Morais do MDB, nesta terça-feira (20). Segundo a assessoria do deputado, ele recebeu alguns convites de partidos como PDT, PL, PSB e Cidadania, mas ainda avalia seu próximo passo. 

Único deputado eleito pelo PSL (partido do presidente Jair Bolsonaro) no estado ano passado, o Coronel Azevedo também deixou o partido e, segundo sua assessoria de imprensa, já recebeu convites de vários partidos. Entretanto, o parlamentar estaria mais próximo de fechar questão com o PSC. 

Quem mais perdeu deputados até agora foi o PTC, que elegeu dois representantes no ano passado, mas já perdeu os dois. A deputado Eudiane Macedo, que deixou a legenda em junho e apenas aguarda sua filiação ao PRB. Já o deputado Ubaldo Fernandes já registrou sua filiação ao PL. 

Ainda em março a deputada Cristiane Dantas também deixou o PPS, onde foi eleita, para se interligou ao Solidariedade, fortalecendo o partido na Casa. A legenda já havia conseguido emplacar dois nomes nas urnas - os dos deputados Kelps Lima e Allyson Bezerra. 

Outro parlamentar que também já decidiu mudar de partido é o Kleber Rodrigues, eleito pelo Avante. Ao G1, ele afirmou que tem a carta de liberação da legenda e entrou com o pedido no TRE, mesmo sem saber para que sigla seguir. "Entendi que minha permanencia no partido não é viável no momento", afirmou, citando liberdade para o trabalho e necessidade de apoios e organização de diretórios para as eleições municipais do próximo ano. 

Da mesma forma, os deputados Dr. Bernardo (Avante) e Souza Neto (PHS) também podem integrar novos partidos. O G1, porém, não conseguiu contato com eles. Se as mudanças se confirmarem, as trocas partidárias representação um terço dos deputados. 

Confira os 24 deputados estaduais eleitos, seus votos, e mudanças

Ezequiel (PSDB) - 58.221 

Gustavo Carvalho (PSDB) - 47.544 

Dr. Bernardo (Avante) - 42.049 - pode mudar de partido
 
Tomba Farias (PSDB) - 41.249 
 
Nelter Queiroz (MDB) - 40.717 

Hermano Morais (MDB) - 38.053 - conseguiu autorização do TRE para deixar o partido
 
Galeno Torquato (PSD) - 34.532 

George Soares (PR) - 34.263 

Raimundo Fernandes (PSDB) - 33.965 

Cristiane Dantas (PPL) - 33.860 - trocou o partido pelo Solidariedade
 
Kelps (Solidariedade) - 33.819 

Getulio Rêgo (DEM) - 33.477 

Isolda Dantas (PT) - 32.963 

Kleber Rodrigues (Avante) - 32.755 - confirmou que vai deixar o partido, mas ainda não definiu uma nova sigla
 
Vivaldo Costa (PSD) - 32.638 
 
Albert Dickson Oftamologista (PROS) - 31.698 

Souza (PHS) - 31.097 - pode mudar de partido
 
Coronel Azevedo (PSL) - 27.606 - obteve autorização para deixar o partido e conversa com o PSC
 
José Dias (PSDB) - 27.275 

Francisco do PT (PT) - 23.448 

Eudiane Macedo (PTC) - 22.333 - Deixou o partido em junho e aguarda filiação ao PRB
 
Allyson Bezerra (Solidariedade) - 20.228 

Ubaldo Fernandes (PTC) - 20.148 - agora filiado ao PL
 
Sandro Pimentel (PSOL) - 19.158.
k
Assembleia do RN.
 G1
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »