-

* Manchas de óleo são encontradas nos parrachos de Maracajaú, no RN.

Um dos principais pontos turísticos do Rio Grande do Norte, os parrachos de Maracajaú foram afetados pelas manchas de óleo que aparecem desde setembro no litoral nordestino. A informação foi confirmada pelo secretário de Meio Ambiente de Maxaranguape - município onde os parrachos estão localizados - Flávio Farias. 

"Nós temos dados registrados pelo pessoal do programa de monitoramento ambiental que existe sim o óleo nos parrachos de Maracajaú. É uma preocupação e foge um pouco da nossa perspectiva de limpeza. Está lá dentro dos parrachos, dentro da água, então a gente tem que estudar como pode ser feito algum tipo de ação para minimizar esse impacto nos parrachos também", afirmou o secretário.
De acordo com ele, a presença do óleo ainda não atrapalhou os passeios turísticos da região e a quantidade do óleo encontrada pela equipe desde a semana passada é pequena, mas a situação gera preocupação. O Rio Grande do Norte é o estado com maior número de áreas afetadas: são pelo menos 43 segundo levantamento do Ibama. Veja a lista de praias afetadas

"Com certeza, o óleo que chegou à praia passou por lá", lembra. Os parrachos ficam na Área de Proteção Ambiental dos Recifes de Corais, e a região é denominada como o 'Caribe brasileiro'.
Segundo Flávio Farias, o município quer um maior diálogo com os órgãos estaduais e federais para buscar alternativas para a limpeza da região, porque não tem condições de disponibilizar pessoal e equipamentos para fazer a limpeza das praias e dos parrachos. 

Até agora, a prefeitura fez quatro ações de limpeza, disponibilizando quatro servidores para fazer a coleta de óleo de forma manual, usando espátulas. Cerca de 100 litros, de uma mistura de óleo e areia, estão armazenados em uma bombona de plástico da prefeitura, mas o volume ainda é muito pequeno comparado ao que ainda está nas praias, conforme explica. 

"Nessas quatro campanhas a gente não conseguiu nem finalizar a praia de Barra de Maxaranguape e ainda precisamos estender à praia de Caraúbas, onde a gente tem a preocupação com a desova de tartarugas marinhas, e à praia de Maracajaú, onde estão os parrachos. Se continuar assim, vai ser uma coisa muito demorada e a gente vê que a cada dia aparece mais óleo, se envolve com a areia, fica em cima das pedras, dos recifes", conta. 
Grave esse fato...
G1
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »