-

* Estadista às avessas: Bolsonaro chama Greta Thunberg de 'pirralha'

O presidente Jair Bolsonaro criticou nesta terça-feira (10) o espaço dado na imprensa para as declarações da ativista sueca Greta Thunberg, de 16 anos, a quem chamou de “pirralha”. 

Bolsonaro deu a declaração ao ser questionado por jornalistas, na saída do Palácio da Alvorada, se estava preocupado com as mortes de dois indígenas da etnia Guajajara em um atentado registrado no sábado (7) no Maranhão

Aos 11 anos Greta foi diagnostica com Asperger, um tipo de autismo. Desde a infância ela realiza protestos para cobrar das autoridades ações concretas de comante às mudanças climáticas. 

A sueca faltava aulas para protestar em frente ao parlamento da Suécia e neste ano cruzou o Atlântico em um veleiro para participar de uma conferência da ONU sobre clima. 

O presidente pediu ajuda para lembrar o nome de Greta e criticou a ativista e o espaço dado pela imprensa às declarações da adolescente. 

“A Greta já falou que os índios morreram porque estavam defendendo a Amazônia. É impressionante a imprensa dar espaço para uma pirralha dessa aí, pirralha”, disse. 

Em seguida, Bolsonaro afirmou que “qualquer morte preocupa” e que seu governo deseja “cumprir a lei”, sendo contra desmatamento e queimadas ilegais. 

No sábado (07), em uma rede social, Greta compartilhou um vídeo sobre as mortes dos indígenas brasileiros e escreveu que esses povos são assassinados na tentativa de proteger a floresta do desmatamento ilegal.

Na segunda-feira (9), Greta voltou a mencionar os povos indígenas durante uma cúpula da Organização das Nações Unidas (ONU), que organiza a COP 25. 

“Os direitos deles estão sendo violados em todo o mundo, e eles também estão entre os mais atingidos, e mais rapidamente, pela emergência climática e ambiental”, disse a sueca. 
Não sei se é pior a postura  do presidente ou saber que essa "pirralha" ter o respeito mundial que o Bolsonaro não tem seu moço... 
G1
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »