-

* Qassem Soleimani: quem era o general iraniano e qual foi sua importância no Oriente Médio.

Qassem Soleimani, general morto em um ataque aéreo americano em Bagdá nesta quinta-feira (2), era um dos homens mais poderosos do Irã. 

Ele era major-general da Força Al Quds, unidade especial da Guarda Revolucionária, que comanda a geopolítica do país. 

Ele era muito próximo do líder supremo do Irã, o Aiatolá Ali Khamenei, e era considerado atualmente a principal figura de inteligência militar no país. Ele sobreviveu a diversas tentativas de assassinato nas últimas décadas. 

Sua morte tem um grande impacto geopolítico em um momento de escalada de tensão entre os EUA e o Irã, que se reflete no Iraque. 

Uma hora depois da conformação de sua morte por agências de notícias, os preços do petróleo no mercado internacional já tinham aumentado 4%. O valor era de US$ $68.90 o barril brent nas primeiras horas de funcionamento do mercado asiático na sexta-feira (4). 

Guga Chacra, comentarista da GloboNews, falou sobre o impacto da morte de Qassem, que pode ser maior do que a de Osama Bin Laden, visto que ele era o principal comandante das forças militares iranianas.

Em abril de 2019, os Estados Unidos designaram a Guarda Revolucionária do Irã, principal grupo das forças de segurança do país, como uma organização terrorista. Foi a primeira vez que Washington rotulou formalmente uma unidade militar de outro país como terrorista. 

A Guarda Revolucionária Iraniana é uma organização paramilitar formada após a Revolução Islâmica de 1979. Na ocasião, o governo do país passou a ser supervisionado pelo clero. A guarda responde somente ao líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, que ocupa o posto há 30 anos. 

Nossa...
G1
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »