-

* Vida de publicitário que sobreviveu ao massacre de Alcaçuz vira história em quadrinhos.

A autobiografia A Escolha Errada (2019) de Newton Albuquerque, publicitário e ex-presidiário paulista, virou história em quadrinhos. Na nova publicação, Newton regata os tempos de criança em São Paulo, relembra o luxo efêmero no crime e o dias de terror no maior presídio do Rio Grande do Norte até conseguir a liberdade por meio da escrita. Tudo isso em uma revistinha de 24 páginas, com ilustrações de Reinaldo Waisman. 

Na versão em quadrinhos de A Escolha Errada, lançada em janeiro de 2020, o autor conta como se envolveu com o mundo do crime e foi parar no presídio de Alcaçuz, palco da maior chacina da história do sistema penitenciário potiguar. Newton passou nove anos na unidade e é um dos sobreviventes do massacre de 2017. Ele também esteve custodiado por um ano na Penitenciária Federal de Mossoró, de onde saiu para o regime semiaberto em agosto de 2018.

O quadrinho de Newton teve uma tiragem inicial de 1.000 exemplares. O escritor busca patrocínio para viabilizar a distribuição do material. “A ideia é que a HQ tenha um alcance maior que o do livro e funcione como uma espécie de cartilha com viés social. Serve como alerta para a molecada não entrar nessa de vida do crime e também como incentivo para quem já está preso. Quero fazer divulgações em escolas e presídios”, diz.

A escolha errada do paulista aconteceu por volta de 2008, quando decidiu entrar para o tráfico de drogas. Ele era um dos responsáveis por transportar drogas de São Paulo para o Nordeste. Há 12 anos, o publicitário foi flagrado com uma carga de aproximadamente 450 quilos de pasta base e cocaína em Genipabu, na Grande Natal. A apreensão foi considerada a maior já feita até então em solo potiguar.

É partir deste momento que Newton começa a experimentar o que seria o seu pior momento da vida. Porém, é também no cárcere que o publicitário descobre o amor pela literatura e escreve seis livros. “Imagina passar 24 horas dentro de uma caixa sem nada para fazer. A única coisa que dava para fazer era ler e eu passei a ler cinco livros por semana”, conta.

Com duas condenações por tráfico de drogas e sem perspectivas de sair da prisão, Newton encara o abandono dos familiares e amigos e começa a escrever como uma forma de driblar a depressão e os pensamentos negativos. E deu certo. Hoje, além de A Escolha Errada que virou história em quadrinhos, o escritor tem mais cinco livros prontos para serem publicados, mas esbarra em dificuldades financeiras. A expectativa é de que dois romances Pequeno Gênio e Playboys do Crime sejam lançados ainda em 2020.

Com 44 anos, o publicitário formado pela Universidade Santo Amaro, em São Paulo, sonha com a publicações de seus livros e com a divulgação de seu quadrinho em escolas e presídios RN afora.

Newton também se descobriu palestrante e além de levar seu testemunho aos presídios, ele também lota teatros com pessoas que buscam inspiração em sua história de vida. “Fazendo a corrente do bem, mais vidas serão mudadas exatamente como a minha foi”, destaca.
Revista...
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »