-

* Bolsonaro critica imprensa e diz que quer limitar entrevistas de ministros.

O presidente Jair Bolsonaro voltou a criticar a imprensa nesta 5ª feira (27.fev.2020) em live no Facebook. Lamentou o fato de a Medida Provisória 892/2019, que desobrigava empresas de capital aberto a publicarem seus balanços em jornais, ter perdido a validade por não ter sido analisada pelo Congresso. Em seguida, disse que vai recomendar a empresas que não anunciem em determinados jornais e revistas.

“Eu vou ter uma reunião na Fiesp [Federação das Indústrias do Estado de São Paulo], em São Paulo, agora no comecinho do mês que vem, vou falar com o empresariado lá  e esse assunto vai voltar à tona. O que eu vou falar para o empresariado lá? Entre outros assuntos, obviamente, que esses jornais, Folha de S.Paulo, essas revistas, revista Época, não anunciem lá, porque o jornal só mente o tempo todo, trabalha contra o governo. E se o governo der errado toda a economia do Brasil vai sofrer. Vocês não podem dar dinheiro para uma mídia que mente o tempo todo. Tem boas revistas no Brasil, tem bons jornais no Brasil? Tem. Vai em cima dessa imprensa que é isenta e fala a verdade”, disse, ao lado da intérprete de libras Elisângela Castelo Branco.

Bolsonaro também afirmou que pedirá a ministros para que não deem entrevistas a empresas jornalísticas que considera hostis ao Planalto. Entre os veículos que disse considerar que os ministro poderão falar está a CNN Brasil. Descartou a Globo.

“Eu, por exemplo, parei de dar entrevista aqui na frente. Por que? Deturpam tudo. Se bem que nós gravamos, divulgamos, isso é bom. Mas deturpam tudo, o tempo todo busca aí confusão. A mídia não faz –como regra, não são todas– uma matéria séria mostrando a verdade do que está acontecendo. Está pra ser inaugurada uma nova TV, a CNN Brasil. Pelo o que eu estou sabendo, vai ser uma rede de televisão diferente da Globo, pelo que eu estou sabendo. Torço para que isso seja real, para que a gente possa destinar aqui, fazer com que os nossos ministros vão dar entrevista para essa televisão”, disse.

“Qual a mensagem que a Globo dá? Acaba a entrevista, mas dá a entender o quê? Que aquele ministro é 1 bom ministro apesar do presidente. Deu coisa boa no governo, o ministro é responsável. Deu coisa errada, o presidente é responsável. [Tem que] Acabar com esse tipo de informação. Nós devemos deixar que os nossos ministros deem entrevista também para televisões que não têm 1 compromisso com a verdade, não têm 1 compromisso com o Brasil”, completou.

O presidente disse ainda que “não irá renunciar ao seu mandato” e também não gastará dinheiro com veículos jornalísticos. “Graças a Deus, nós temos hoje as mídias sociais. Custo zero”, disse.

Assista à live completa do presidente (37min27seg):
Nossa...
Diário do Poder
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »