-

* Bolsonaro vai esperar candidaturas do PT para definir aliados.

O presidente Jair Bolsonaro foi aconselhado por seus principais interlocutores a aguardar o lançamento das candidaturas do PT às eleições municipais antes de definir os políticos que apoiará no pleito deste ano. A estratégia foi montada para que Bolsonaro não sofra desgastes políticos nem eleitorais ao escolher os seus favoritos na disputa por prefeituras de capitais e outras cidades estratégicas.

Bolsonaro está ciente de que o seu novo partido, o Aliança Pelo Brasil, dificilmente ficará pronto a tempo de lançar candidatos para a eleição deste ano. Mesmo que a sigla seja regularizada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) dentro do prazo estipulado, Bolsonaro entende que a Aliança não terá a estrutura necessária para ingressar no pleito de forma competitiva. O acúmulo de derrotas nas esferas municipais poderia servir de munição para os rivais que classificam sua base política como frágil.

A direção nacional do PT tem convidado políticos de diversos estados para se reunirem na sede nacional do partido, em São Paulo, com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Assim que o PT indicar seus candidatos nos grandes centros, Bolsonaro deverá anunciar apoiamentos pontuais nas cidades que julgar ter força para vencer o partido de esquerda. O presidente, no entanto, já tem algumas escolhas definidas. 
Bolsonaro.
Veja
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »