-

* Doria se irrita com “desafio” lançado por Bolsonaro,“gestão se faz com responsabilidade, não com populismo”.

João Doria ficou irritado com o “desafio” lançado por Jair Bolsonaro aos governadores, mais cedo, ao falar sobre o preço dos combustíveis.

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), disse nesta quarta-feira (5) ao blog que a postura do presidente Jair Bolsonaro ao desafiar os governadores a zerarem o ICMS sobre combustíveis é “populista” e “uma tentativa de transferir a responsabilidade” para solução do problema para os Estados.

“Gestão se faz com responsabilidade, não com populismo. É preciso ter cuidado. Muitos Estados estão em grave crise fiscal e zerar o ICMS seria de uma grande irresponsabilidade. Não é responsável que Bolsonaro transfira a responsabilidade para os governadores”, afirmou Dória.
Segundo o governador de São Paulo, outros colegas já manifestaram logo cedo manifestações de repúdio “ao desafio” feito pelo presidente. Segundo eles, se o presidente realmente quer resolver o problema, deveria chama-los para uma conversa e negociação, e não ficar fazendo desafios públicos.
Na avaliação de governadores, o presidente tenta jogar a população contra eles. Para eles, a mensagem que o presidente passa é a de que os governadores é que não desejam resolver o problema. E, com isso, fica bem com a opinião pública e joga o desgaste para os Estados.
A fala do presidente foi uma reação a uma nota divulgada nesta semana por governadores, dizendo que não era possível atender aos pedidos do presidente de modificar a tributação do ICMS sobre os combustíveis da bomba para as refinarias.
No texto, os governadores disseram que o ICMS responde por boa parte da receita dos Estados e mudar a sistemática colocaria em risco a situação de alguns deles. Eles defenderam, então, que o presidente zerasse a cobrança de PIS/Cofins e Cide sobre os combustíveis. No caso do diesel, a Cide já está zerada. No da gasolina, PIS/Cofins tem uma alíquota de 15%.
A maior parcela de tributos fica realmente por conta do ICMS, que varia de 25% (caso de São Paulo) a 34% (Rio de Janeiro). Os governadores dizem que qualquer mudança nas alíquotas precisa ser discutida dentro da reforma tributária, buscando um equilíbrio fiscal não só da União como também dos Estados.
Ex-aliados.
Blog Valdo Cruz – G1
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »