-

* GENERAL HELENO DELEGA PODERES A RAMAGEM.

O ministro-chefe do GSI, general Augusto Heleno, delegou a Alexandre Ramagem, diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência, uma série de atribuições administrativas que aumentam a autonomia da Abin.

Apelidada nos corredores da agência de “transfusão de sangue”, a delegação de poderes ocorreu por meio de uma portaria publicada em 5 de fevereiro e que passou despercebida no Diário Oficial.

A mudança diminui o poder do GSI sobre a Abin, que poderá implementar diretrizes e tocar a burocracia sem prévio aval do general Heleno.

No Palácio, assessores comentam que o ministro “não tem sossego”, pois é demandado diariamente por Jair Bolsonaro. Na Abin, a “transfusão” foi interpretada de outro jeito. Heleno estaria lavando as mãos sobre a gestão de Ramagem, considerado próximo de Carlos Bolsonaro.

Segundo o texto da portaria, o diretor da Abin poderá ratificar dispensas de licitação, autorizar celebração de novos contratos e prorrogação dos que estão em vigor, além de autorizar a concessão de diárias e passagens a servidores, militares, empregados públicos ou colaboradores eventuais da agência.

“As coisas vão andar mais rápidas e com menos controles”, avalia um integrante da agência.

Detalhe "JM": Esse Heleno, nunca me enganou seu moço!
 Esses dois viu seu moço!
 Antagonista
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »