-

* FAMÍLIA PAGA POPULAR PARA CAVAR COVA E SEPULTAR VÍTIMA DE COVID EM ASSÚ.

Uma família passou por constrangimento quando precisou sepultar uma senhora que morreu vítima de coronavírus, na cidade de Caicó, porém, residia na comunidade de Linda Flor, zona rural de Assú. Uma senhora que é irmã da vítima fatal, disse dentro do programa Microfone Aberto na 89 FM, que sua irmã faleceu pela manhã no hospital de Caicó, e que seu corpo chegou na cidade de Assú por volta das 18h e só foi sepultada, quase 21h.
 
"A família pagou um homem lá para cavar a cova da minha irmã, porque não tinha coveiro, isso é errado". Relatou ela.
 
O popular, sem usar nenhum tipo de Equipamento de Proteção Individual - EPI's, cavou a cova para sepultar a vítima fatal do novo coronavírus. Um outro questionamento que ela fez, foi sobre o sepultamento, tendo em vista que a própria funerária foi quem sepultou, ela se refere a levar o corpo até a cova.
 
Segundo o secretário Samuel Fonseca, do setor de serviços públicos, é que não tem como 4 coveiros estarem em dois locais ao mesmo tempo, e que no dia do sepultamento da senhora vítima de covid, na zona urbana estaria ocorrendo dois sepultamentos, então ficou impossibilitado, de acontecer os três sepultamentos ao mesmo tempo, é o que define Samuel Fonseca. O secretário disse que ao todo, na cidade conta com 7 coveiros, na zona urbana e rural.
 
O que pode ser feito ?
 
Com os recursos que entram no cofre da prefeitura para combate ao coronavírus, é possível fazer a contratação de coveiros, sem precisar de licitação, ou dispensa, para que supra a necessidade do município. Vale sugerir a prefeitura que, monte uma escala de plantão, já que tem 7 coveiros, basta seguir a escala. Deixando 4 coveiros de plantão durante o dia e 3 coveiros de plantão durante à noite. Detalhe; Um coveiro ficaria responsável de ficar com um telefone plantonista, em que o número fosse entregue nas funerárias, para que a família entrasse em contato, comunicasse o óbito para iniciar o procedimento de abertura de túmulo ou cova, para efetuar o sepultamento.
Triste.
Assu Notícias
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »