-

* MPF intima Flávio Bolsonaro a depor sobre vazamento de operação da PF.

O Ministério Público Federal no Rio de Janeiro (MPF-RJ) intimou o senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) a depor no inquérito que apura um possível vazamento da operação Furna da Onça, que investiga suspeitas de “rachadinhas” em gabinetes da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).

A investigação foi aberta após o empresário Paulo Marinho (PSDB), suplente do senador Flávio Bolsonaro, afirmar que a existência desta apuração e a citação do político nela foram vazadas para o filho do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ainda durante a campanha eleitoral de 2018.

Como Flávio exerce o cargo de senador, e portanto possui foro privilegiado, a intimação deve ser encaminhada a ele pelo procurador-geral da República, Augusto Aras. Uma vez notificado o senador terá trinta dias, a contar do recebimento, para marcar seu depoimento.

Em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, Paulo Marinho relatou que o vazamento lhe foi confidenciado por Flávio Bolsonaro, a fim de que o empresário pudesse indicar ao filho do presidente um advogado criminalista para ajudar em sua defesa. Citados como pessoas que teriam conhecimento do ocorrido, os advogados Christiano Fragoso e Ralph Vianna também foram intimados a depor.
A Operação Furna da Onça é baseada em relatórios do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) que apontam movimentações suspeitas por parte de deputados estaduais do Rio de Janeiro e servidores que atuam em seus gabinetes.

A prática principal investigada é a chamada “rachadinha”, que significa a coleta de parte do salário e das gratificações recebidas por funcionários para o uso por parte dos parlamentares, seja em gastos pessoais ou políticos. Parte destes servidores seriam, ainda, “fantasmas” e não prestariam serviços reais à Alerj.
Esse também tá enrolado.
CNN Brasil
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »