-

* O Senhor das Moscas: leia na íntegra o terceiro artigo de Sergio Moro.

Sergio Moro publicou o seu terceiro artigo na Crusoé, na semana retrasada. Intitula-se: “O Senhor das Moscas” e parte de uma anedota contada a ele por um integrante da Operação Mãos Limpas italiana:

Durante a Operação Lava Jato, tive a oportunidade de conhecer pessoalmente alguns magistrados italianos que se destacaram na Operação Mani Pulite (Mãos Limpas).


Um deles, Piercamillo Davigo, era procurador da República em Milão, na época da investigação, e depois seguiu carreira como magistrado até a Corte de Cassação Italiana. Escreveu vários livros sobre a Mãos Limpas e igualmente sobre a corrupção sistêmica descoberta nas investigações.

Sobre a reação política que se seguiu à Operação Mãos Limpas e que frustrou várias expectativas por maior integridade na política, Davigo tinha uma anedota para ilustrar o ocorrido. Contava ele que a Itália, em certo período do fascismo, passava por uma infestação de moscas. Foi então ordenada uma mobilização contra as moscas na qual todos deveriam se empenhar com os máximos esforços. Um representante do governo foi checar tais esforços em uma visita a uma cidade do interior. Ao chegar no vilarejo, desceu do seu carro e foi imediatamente cercado por um enxame de moscas. Contrariado, o representante interpelou a autoridade local e perguntou a ela “se não estavam engajados na guerra contra as moscas”. A resposta foi imediata: “sim, fizemos a guerra, mas o problema é que as moscas venceram”.

Para ler o artigo na íntegra, clique aqui (aberto para não assinantes).
Moro.
Antagonista.
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »