-

* Prefeitura faz entrega do complexo turístico do bairro da Estação com canteiros urbanizados, Pórtico com Tributo a Jesuíno Brilhante e Praça José Calixto.


No final da tarde desta quinta-feira(13), o Prefeito Rivelino Câmara entregou mais uma grande obra a população patuense (de forma virtual), o Complexo Turístico localizado no bairro da Estação com canteiros urbanizados, Pórtico Tributo a Jesuíno Brilhante Praça José Calixto de Medeiros.

A entrada que vem no sentido da cidade de Olho D' água do Borges foi totalmente urbanizada com canteiros, nova iluminação e um pórtico em homenagem a uma figura ilustre da história de Patu, Jesuíno Brilhante e um calçadão que vai até a Praça José Calixto de Medeiros , homenageado por ter sido o primeiro morador na Rua Maria Henrique Godeiro, local onde fica a praça.

Jesuíno Alves de Medo Calado, nasceu em Patu no ano de 1844. Foi um cangaceiro brasileiro. É considerado um dos precursores do cangaço no nordeste brasileiro. Também chamado de "Jesuíno Brilhante" ou "O Cangaceiro Romântico", nasceu de uma família da aristocracia rural sertaneja, no sítio Tuiuiú, zona rural do município de Patu, virou bandoleiro em 1871 pelo falto de seu irmão ter apanhado no meio da rua da cidade de Patu e pelo roubo de uma cabra que lhe pertencia. Diferente da filosofia dos cangaceiros do século XX, que roubavam e pilhavam, Jesuíno Brilhante foi considerado um cangaceiro gentil-homem, um tipo de Robin Hood, pois adorava e era adorado pela população pobre e sempre os ajudavam em questões financeiras e sociais, como subtrair dos coronéis o que era dos nordestinos, quando saqueava os comboios de alimentos que eram enviados pelo governo, para as vítimas das secas, mas que ficavam nas mãos dos poderosos e nunca chegavam à população. Durante oito anos (de 1871 e 1879) o cangaceiro romântico implantou um “Estado Paralelo” nos sertões brasileiros. O desfecho final de Jesuíno de Melo Calado foi numa emboscada na região das Águas do Riacho de Porcos, na cidade de Brejo do Cruz, na Paraíba, em dezembro de 1879 aos 35 anos foi morto quando levou dois tiros e morreu pouco depois no local denominado de "Palha".

José Calixto de Medeiros, nasceu em Patu, em 17 de dezembro de 1917, filho de José Raimundo e Antônia Calixta de Medeiros. Ainda criança foi encorajado a trabalhar na agricultura, o que fez desde sua adolescência ate seus últimos dias de vida, trabalhou e serviu a vários empregadores fazendeiros, do município de Patu. Quando veio morar na cidade, construiu sua residência na atual Rua Maria Henrique Godeiro no bairro da Estação no dia 09 de janeiro do ano de 1966, que não havia essa dominação publica, pois essa área não fazia parte do perímetro urbano da cidade, sendo assim o primeiro morador dessa localidade ,já com casa própria. Casou com a senhora Teodora Maria Bezerra da sua união teve 15 filhos, 11 homens e 4 mulheres, que gerarão 40 netos, 36 bisnetos e 1 tataraneto. No ano de 2008 aos 91 anos veio a falecer e que deixou o exemplo de retidão de caráter de um homem simples que deixou saudades dos que conheciam.

Na oportunidade o Prefeito Rivelino falou das parcerias para a realização das obras, do engajamento da equipe administrativa e satisfação em entregar mais uma ação para a população patuense. “ Meus amigos em mais um dia estamos entregamos mais uma obra a nossa cidade, hoje completa uma semana que fazemos isso, começamos com a entrega dos equipamentos das UBSs, a sede do Poder Executivo Municipal ( Prefeitura), Passagem Molhada da Comunidade do Saco, entrega de um micro-ônibus para a Secretaria de Saúde, viatura, fardamento e identidade funcional da Guarda Civil Municipal, o Estádio Municipal Clisman Soares Rodrigues e hoje o complexo turístico aqui no bairro da Estação, tudo isso, temos que agradecer a parceria do Deputado Federal Walter Alves que não mede esforços para trazer benefícios para nossa gente e hoje estamos aqui para entregar não apenas aos moradores desse bairro mas a toda a Patu, iniciado com os canteiros, pórtico e Praça que fez homenagem ao seu José Calixto, quero agradecer também a nossa equipe , que não mede esforços em prol do desenvolvimento do nosso povo” ressaltou.

O gestor lembra também que amanhã (sexta-feira 14) será a entrega da Escola Raimundo Rocha totalmente reformada e ampliada.

Além do Prefeito Rivelino Câmara esteve presente e respeitando o distanciamento social, o vice- prefeito Gilberto Moura, os filhos, netos e bisnetos do homenageado, moradores, vereadores Lucelia Ribeiro, Moura da Saúde , secretários e demais membros administração.











Esse Rivelino é danado.
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »