-

* Equipe de Raimundo Pezão faz apelo por medidas mais concretas de combate ao coronavírus em Umarizal.

Nessa sexta-feira (11/12/2020) recebemos contato do coordenador da equipe de transição do prefeito eleito Raimundo Pezão, o advogado Armando Araújo, que manifestou a preocupação da futura equipe do prefeito eleito com o altíssimo índice de propagação do coronavírus em Umarizal, passando a ser destaque em todo o estado com um dos municípios com mais casos nessa nova fase de alta do vírus após o período eleitoral. Segundo Armando, na primeira reunião das equipes de transição realizada na prefeitura municipal nessa terça-feira (08/12/2020) a pauta principal dos debates girou em torno do gravíssimo quadro de contaminação comunitária da COVID-19 que está sendo vivido pela população de Umarizal.

Nas palavras do coordenador da transição, a equipe do prefeito eleito Raimundo Pezão reconhece o extremo esforço da equipe da secretaria de saúde no enfrentamento ao coronavírus, no entanto, ressaltou que o sentimento é de que a prefeita Elijane Paiva e sua equipe devem agir urgentemente. “Não adianta ficarmos discutindo que todos fizeram carreatas e mobilizações com aglomerações no período eleitoral, isso é fato, todos sabem que foi uma situação generalizada em todo o país. Agora, não podemos ficar procurando culpados, a prefeita e sua equipe de saúde devem tomar as rédeas como fizeram no início da pandemia, e medidas mais concretas deverão ser tomadas”, disse Armando.

Segundo o coordenador, os números de casos confirmados crescem diariamente, e não se vê da prefeitura iniciativas de conscientização, fiscalização, ou imposição de medidas que visem controlar e diminuir o nível de contaminação que hoje é classificada como comunitária. “A prefeitura deve agir com mais energia na busca por impor medidas de controle e diminuição do coronavírus em Umarizal. Não se pode deixar para que medidas sejam tomadas só a partir de janeiro com a posse do novo prefeito. O pico da crise do coronavírus está acontecendo agora e é gravíssimo”, ressaltou Armando.

De acordo com a fala do advogado Armando, o município está realizando uma ampla frente de coleta de exame (sorológico e swab), talvez em escala que alcancem um patamar similar a realização da testagem em massa, mas complementa que, não se pode ficar só na testagem. “Reconhecemos que a secretaria municipal de saúde está realizando praticamente uma testagem em massa, pois diariamente são dezenas de exames e testes sendo colhidos junto a população, porém, não podemos ficar só na testagem, medidas auxiliares deverão ser tomadas para que a população seja conscientizada da necessidade do distanciamento e do isolamento coletivo, para que assim a propagação do vírus seja controlada”, sugeriu o coordenador.

Ao final, Armando repassou informações sobre o quadro de saúde do prefeito eleito Raimundo Pezão que se encontra na UTI do Hospital São Luiz em Mossoró: “Graças a Deus nosso prefeito eleito Raimundo está se recuperando satisfatoriamente da COVID-19. Ele como outros conterrâneos nossos umarizalenses estão em leitos de UTI por conta desse vírus. Vemos hoje uma realidade que jamais esperávamos vivenciar, são tantas pessoas próximas sendo entubadas ou até falecendo por conta do coronavírus, e isso é uma realidade hoje em nosso cotidiano, por isso surge nossa preocupação, porque esse quadro poderá se agravar ainda mais se medidas enérgicas e urgentes não forem impostas dentro de nosso município”. 

Armando Araújo.
Raniele Gomes
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »