-

* MAIA QUER FECHAR NOME DE CANDIDATO À CÂMARA AINDA NO FINAL DE SEMANA.

 A avaliação de interlocutores do deputado é que Aguinaldo Ribeiro (PP-AL) e Baleia Rossi (MDB-SP) são os que têm maior preferência entre parlamentares

Com as ofensivas do candidato do governo, Arthur Lira (PP-AL), para ampliar apoio à eleição da Câmara, o presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), corre contra o relógio para lançar o nome que representará seu bloco no pleito. Aliados afirmam que o deputado fluminense revelará, ainda neste sábado (12 dez), quem será o candidato. A escolha está dividida entre Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) e Baleia Rossi (MDB-SP).

Maia já oficializou a formação do bloco com seis partidos: DEM, MDB, PSDB, Cidadania, PV e PSL. No total, somam 157 deputados. O deputado ainda corre atrás do apoio da oposição, que soma 130 votos. A decisão do Diretório Nacional do PSB, na noite de 6ª feira (10 dez), contra a candidatura de Lira, indica que o partido deverá apoiar Maia, informaram interlocutores do presidente da sigla, Carlos Siqueira. 

As conversas entre Maia e os dirigentes partidários seguem pelo fim de semana, porque resta negociar com o PT, PDT e PCdoB. O PSol, como de costume, lançará uma candidatura avulsa, que deverá ser de uma mulher. Nas eleições de 2019, o escolhido foi Marcelo Freixo (RJ), que conquistou 50 votos dos 513 deputados. 

A ascensão dos Aguinaldo e de Baleia causou um racha no bloco e outros possíveis postulantes se sentiram preteridos por Maia nos critérios estabelecidos para determinar o apoio. Como é o caso de Marcos Pereira (Republicanos-SP), que, nos últimos dias, deixou o grupo, sinalizou que poderia ser uma 3ª via na disputa e se encontrou com Lira. 

Com 32 parlamentares, a bancada ainda não bateu o martelo sobre quem irá patrocinar. Mas o afastamento de Pereira com Maia sinaliza que poderá trocar de lado, avaliam aliados do deputado paulista. Os partidos que integram um bloco têm mais facilidade para ocupar a Mesa Diretora e ganhar comandos em colegiados de interesse. 

Na última 4ª feira (9 dez), antes do anúncio de Maia, Lira lançou sua candidatura com o apoio das seguintes siglas: PP, PL, PSD, Solidariedade, Avante, PSC e Patriota. Aliados ao líder do Centrão também disseram ter apoio de parte dos deputados do PTB e do Pros, assim como de alguns bolsonaristas do PSL, que, no total, somariam 170 parlamentares. 

A Presidência do PSL, inclusive, já ofereceu abrigar Aguinaldo na legenda caso seja ele mesmo o candidato de Maia, uma vez que o pernambucano não tem apoio do PP para a corrida eleitoral. O deputado conversa bem com a esquerda e já foi ministro das Cidades da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) e líder do governo do ex-presidente Michel Temer (MDB).

Rodrigo Maia.
Gabriela Vinhal/SBT

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »