-

* Transposição: Rogério Marinho prevê chegada das águas do Rio São Francisco ao RN no final de 2021.

As águas da transposição do Rio São Francisco deverão chegar ao Rio Grande do Norte entre outubro e dezembro de 2021, segundo afirmou nesta quarta-feira (16) o Ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho.


As obras do eixo norte, que levaram águas até o Ceará, em 2020, deverão continuar, para levar água agora para parte da Paraíba e do Rio Grande do Norte.


"A partir de Jati, no Ceará, a ideia é mantermos o cronograma físico e financeiro para que entre outubro e dezembro do próximo ano as águas cheguem ao Rio Grande do Norte, a partir do Jardim de Piranhas", declarou Marinho, em entrevista ao Bom Dia RN, da Inter TV Cabugi. Veja a entrevista completa sobre este e outros assuntos no vídeo acima.


Após entrar no estado, as águas terão como destino o município Jucurutu, chegando à barragem de Oiticica - obra que, segundo o ministro, também tem previsão de entrega em 2021.


"Estamos fazendo todos os esforços para que no próximo ano tenhamos a conclusão da barragem, que não falte os recursos necessários, porque é uma barragem que vai reservar mais de 600 milhões de metros cúbicos e será a 'caixa d'água' da entrada do eixo norte no estado do Rio Grande do Norte", afirmou.


De Oiticica, as águas deverão seguir pelo Rio Piranhas-Açu até a barragem Armando Ribeiro Gonçalves. De acordo com Marinho, o governo também abriu o processo licitatório para o projeto executivo da adutora Seridó, que deverá retirar água das duas barragens para abastecer 24 municípios da região Seridó. A obra deverá custar R$ 280 milhões.


Ainda dentro do projeto da transposição, Marinho ainda afirmou que o governo federal vai abrir licitação, no dia 24 de dezembro, é o quarto eixo da transposição do São Francisco - o Ramal do Apodi, que vai percorrer Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte, ao custo de R$ 1,7 bilhão.


De acordo com Marinho, quando for concluído, o ramal vai trazer água para o estado pelo município de Major Sales, no Alto Oeste, e percorrer toda a região atendendo a 36 municípios e 800 mil hectares da chapada do Apodi.


Na entrevista, o ministro ainda falou sobre outros projetos do Ministério além de política, comentando a possibilidade demissão do cargo, além das divergências com o ministro Paulo Guedes, da Economia, que considerou normais. Nesse caso, Rogério Marinho afirmou que as decisões cabem ao presidente Jair Bolsonaro.

Marinho.
G1

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »