-

* Justiça determina que Caern utilize carros-pipa para abastecer Tibau.

O juiz Fábio Ferreira, da comarca de Areia Branca, determinou que a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) reestabeleça o fornecimento de água no município de Tibau, na região Oeste potiguar, em até cinco dias, e que abasteça o município imediatamente através de carros-pipa.


Tibau sofre com a falta de água desde que uma bomba caiu em um poço no dia 29 de dezembro. Uma sonda, que foi instalada na quinta-feira (7), será utilizada para auxiliar no resgate.


A decisão judicial foi baseado num pedido da prefeitura do município e estabelece multa diária de R$ 10 mil, caso o reestabelecimento não seja cumprido, e e de R$ 30 mil, caso os carros-pipas não sejam usados imediatamente. Todos os custos das operações devem ser arcados pela Caern.


Em nota, a Caern informou que vai recorrer da decisão do abastecimento por carro-pipa. O órgão considera que essa é uma solução impraticável, tanto técnica quanto financeiramente. De acordo a Companhia, os carros serão disponibilizados para abastecimento de serviços essenciais.


O abastecimento de água em Tibau foi suspenso parcialmente no dia 29 de dezembro, após uma bomba cair 380 metros para dentro do poço em que funcionava durante uma ação de rebaixamento, necessária em função do nível da água.


De acordo com a Caern, a bomba está impedindo a passagem de água e o funcionamento do poço. Segundo o órgão, apenas 25% da cidade está com o fornecimento normalizado.


Desde então, equipes da Caern têm realizado estratégias para a retirada e conserto do equipamento, que pesa mais de duas toneladas e tem mais de dois metros de cumprimento. Guindastes e peças direcionadas para esse serviço foram usadas, mas não suportaram a bomba. Apesar disso, foi possível retirar outros equipamentos, como cabos elétricos e outros componentes do sistema.


A nova tentativa será com a sonda rotativa, que foi instalada na quinta-feira (7). Ela vai auxiliar na tentativa de içamento da bomba. De acordo com o gerente da Regional Oeste, Márcio Bruno Dantas, este tipo de sonda permite mobilidade e a descida de equipamentos que vão facilitar a retirada da bomba.


Ele explicou, no entanto, que ainda não é possível dar um prazo para a retirada da bomba, mas tão logo a mesma seja içada, o poço será reativado para distribuir água.


“A equipe da Caern está fazendo todo o esforço, desde o início deste incidente, para resolver a questão do abastecimento de Tibau”, explica o gerente Márcio Bruno.

Ação...
G1
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »