-

* Tragédia do Baldo: 37 anos depois, polícia prende suspeito de ser motorista do ônibus que atropelou e matou 19 pessoas no carnaval em Natal.

 Policiais militares do Batalhão de Operações Especiais (Bope) prenderam no fim da manhã desta terça-feira (26) um morador de rua que eles acreditam ser Aluízio Farias Batista, o motorista de ônibus que atropelou e matou 19 pessoas em um carnaval de rua em Natal em 1984 - há 37 anos.

Um teste realizado pelo Instituto Técnico Científico de Perícia (Itep) ainda precisa confirmar a identidade do suspeito.

O caso, um dos mais emblemáticos da história da cidade, ficou conhecido como a "Tragédia do Baldo". Aluízio Farias Batista está foragido desde a época do crime.

Os policiais chegaram até o suspeito após uma denúncia anônima que dava conta de que ele atualmente era morador de rua e vivia no bairro Candelária, na Zona Sul. O setor de inteligência do Bope investigou e efetuou a prisão nesta terça na rua José Aguinaldo Barros.

Segundo o delegado de plantão Frank Albuquerque, o homem, que estava sem identificação, inicialmente negou que fosse Aluízio e se disse chamar João. Em seguida, segundo o delegado, ele confessou.

"Ele confessou que é o Aluízio e que tinha se escondido em Recife e voltou em 2012. Ele voltou achando que certamente não seria mais punido, que ia escapar da sentença, de ser preso, mas ele foi condenado há pouco tempo. E agora, graças ao serviço do Bope, ele foi preso", disse.

O homem foi encaminhado para o Itep, onde passará por exames para ser identificado. Há um mandado de prisão em aberto contra ele com validade até 2029.

"Ele está sem documentos e, para que a gente possa dar cumprimento ao mandado de prisão, ele está sendo encaminhado pro Itep e vai ser submetido a uma identificação criminal e cível. Em seguida, sendo confirmada a identidade, ele vai ser encaminhado para o sistema prisional", explicou.

Segundo o Itep, a identificação será feita através das digitais do suspeito, que serão coletadas e inseridas em um sistema informatizado. Esse sistema tem mais de 4 milhões de pessoas cadastradas.

Aluízio Farias Batista foi condenado a 21 anos de reclusão por 19 homicídios em julgamento a revelia (em que não esteve presente) no ano de 2009.

O promotor público do caso, Augusto Azevedo, explicou que crimes de 12 a 30 anos de condenação prescrevem após 20 anos e que há uma recontagem a cada etapa do processo. Por isso, o mandado de prisão tem validade até 2029, considerando o ano do julgamento.

O caso

O acidente aconteceu na madrugada do dia 25 de fevereiro de 1984. Aluízio Farias Batista era motorista de uma empresa de ônibus e trabalhava até tarde naquele dia. No trajeto, ele passou abaixo do Viaduto do Baldo, na Zona Leste da Cidade, em trecho próximo à subida da avenida Rio Branco, onde foliões curtiam o carnaval na rua.

O ônibus que Aluízio conduzia passou por cima da multidão e culminou com a morte de 19 pessoas, além de 12 feridos. A estimativa é de que 5 mil pessoas brincavam carnaval no bloco de rua.

Historiadores associam o episódio com a diminuição no número de blocos de rua e foliões durante o carnaval de Natal nas décadas seguintes.



Local da prisão.
G1

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »