-

* UE deixa de reconhecer Juan Guaidó como “presidente interino” da Venezuela.

 A União Europeia deixou de reconhecer Juan Guaidó como presidente interino da Venezuela. Em comunicado publicado nessa 4ª feira (6.jan.2021), o alto representante para a política externa do bloco, Josep Borell, afirmou que, ainda assim, Guaidó continua a ser “um dos atores políticos” importantes na Venezuela e conta com o apoio da UE.

“Presidente interino” era o termo até então utilizado pela maioria dos membros da UE para se referir ao líder da oposição na Venezuela. Guaidó atuava como presidente da Assembleia Nacional, órgão legislativo do país, desde 2015. O venezuelano foi substituído depois das eleições legislativas de 6 de dezembro. Na declaração, Borell disse que “lamenta profundamente” a constituição da nova Assembleia, que considerou ter emergido de eleições “antidemocráticas”. Afirmou que a UE manterá seu apoio a Guaidó.

“[A UE] manterá seu compromisso com todos os atores políticos e da sociedade civil que se empenham por restaurar a democracia na Venezuela, incluindo, em particular, Juan Guaidó e outros representantes da Assembleia Nacional cessante eleita em 2015, que foi a última expressão livre dos venezuelanos em um processo eleitoral”.

Guaidó chegou a ser reconhecido como presidente interino por quase 60 países, incluindo o Brasil. Ele autodeclarou-se líder do país em 2019, embora nunca tenha assumido o comando do país, que segue nas mãos de Nicolás Maduro.

O Parlamento Europeu foi o primeiro a reconhecer Guaidó como presidente interino. O Conselho Europeu, entretanto, não conseguiu uma posição unânime dos membros por causa de países como Itália e Grécia, e, desde 2019, refere-se a ele como “Presidente da Assembleia Nacional”. Depois da declaração, Guaidó ressaltou que a UE continua a apoiá-lo. “A União Europeia deseja, em consonância com as demandas das forças democráticas venezuelanas, que sejam realizadas eleições presidenciais, legislativas e locais livres, justas e verificáveis”, falou.

Peter Stano, porta-voz estrangeiro da Comissão Europeia, declarou que o bloco discutirá sua posição nas próximas semanas.“Discutiremos nossa posição sobre a Venezuela nas próximas semanas. Não reconhecemos a [nova] Assembleia Nacional, portanto, em relação aos nossos compromissos, as pessoas que representam a Assembleia Nacional são Juan Guaidó e os demais representantes de 2015. Eles são as pessoas com quem vamos interagir”, afirmou.

Esse é outro sem futuro seu moço.
PODER360

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »