-

* Potiguares relatam visão de objeto e estrondo no céu; astrônomos explicam fenômeno.

Moradores de vários municípios do Rio Grande do Norte relataram ter visto um objeto e escutado um estrondo no céu, na noite desta quarta-feira (3). Para astrônomos ouvidos pelo G1, o evento foi a entrada de um meteoro na atmosfera.

O caso aconteceu por volta das 22h. Há relatos de moradores de João Câmara, Parazinho, Touros, São Miguel do Gostoso e Parnamirim. Na região metropolitana de Natal, no entanto, o barulho não teria sido tão grande.

 

"Era como se fosse uma pedra que vinha com fogo se desfazendo, com uma coloração azul", afirmou a dona de casa Jeane Nascimento, que viu o fenômeno em Parnamirim.

 

Para o professor José Dias do Nascimento, que atua na área de Astronomia e Astrofísica do departamento de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, o objeto era um meteoro que se desfez ao entrar na atmosfera.

 

"É um meteoro que entra na atmosfera e com o atrito deixa esse risco no céu, e pode explodir. Ocorre em todo o ano, em certas épocas de forma mais intensa. Entre Touros e Aracati é uma região que tem bastante ocorrência dessa entrada de meteoros. É um fenômeno natural e não traz riscos", reforçou.

 

Posicionamento semelhante teve o professor da UFRN e astrônomo José Renan de Medeiros. "Devido à velocidade altíssima, além da queima, há o estrondo. Se sobrou algum pequeno fragmento dessa pedra, ele não oferece risco de contaminação", afirmou.

Objeto...
G1

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »