-

* As chances de morrer por Covid em UTI no RN é de 50%, diz pesquisador.

 Com 103 esperando vaga nesta última sexta-feira para apenas 14 leitos de UTI disponíveis no Rio Grande do Norte – quase 10 pacientes por leito –, as chances de um internado em UTI covid 19 de ir a óbito é superior a 50%, estima Ricardo Valentim, coordenador do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN).

Se porventura o paciente por covid conseguir ser intubado, nome usado para aqueles que recebem ventilação respiratória invasiva, as chances de sobreviver cairão para aproximadamente 30%, acrescenta ele.“Agora se soubesse que ao atravessar a rua teria 50% de chance de morrer, você atravessaria? pergunta o pesquisador, que também integra o Comitê Científico da Secretaria Estadual de Saúde do RN (Sesap).

Dados divulgados esta semana pela Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz) mostraram uma situação ainda pior. Segundo a instituição, considerando os intubados no mês de novembro no País, 80,2% morreram. Esse número subiu para 82,7% em dezembro, 85,3% em janeiro e chegou ao ápice 87,9% em fevereiro, sendo que as regiões mais atingidas estão no Norte e Nordeste.

Ricardo Valentim explica que, em épocas normais, morre-se muito nas UTIs, mas a covid 19 elevou muito essa possibilidade com o colapso dos leitos de UTI pela demanda crescente. Para o especialista, é a colheita do que foi plantada na semana do pré-carnaval, produzindo a imperativa necessidade de agora as pessoas se manter em maior isolamento, evitando por qualquer razão precisar de internação nos hospitais públicos e privados sobrecarregados.

Segundo Valentim, só na última quinta-feira, 25, o RN registrou 40 mortes por covid e outros 900 pendentes de verificação. E embora os números de internações venham caindo discretamente esta semana, o especialista acha que ainda cedo para comemorar.

Na quinta, foram registrados apenas dois óbitos por covid e até ontem, às 15 horas, não havia sido registrada uma única morte. Mesmo assim, ele alerta que é preciso manter a guarda alta. Valentim considera que essa queda seja o reflexo do aumento de leitos do estado e de uma colaboração maior da população, que ainda está longe da ideal. “Embora tenha letalidade baixa, o problema está na alta transmissibilidade do vírus”, salienta.

Mesmo assim, desde o começo da pandemia no Brasil, em março, a média de óbitos nas UTIs no RN é de duas mortes para cada três casos em UTI, o que dá mais de 66% – um percentual extremamente elevado. Hoje, em torno de 1.098 pessoas estão internadas por covid-19 no RN, sendo 684 na rede pública e 414 na privada. A taxa de ocupação dos leitos críticos (semi-intensivo e UTIs) é de 90,6% na rede pública e continua em 100% na rede privada. Só nos leitos críticos, os internados ultrapassam os 603.

Grave.
AGORA RN

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »