-

* Covid-19: Queiroga pede que hospitais economizem oxigênio.

 O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, lançou nesta segunda-feira 29 uma campanha pela economia de oxigênio nos hospitais, em meio a uma crise provocada pela falta de insumos para intubar pacientes com formas graves da Covid-19.

“Todos sabemos que muitas pessoas chegam aos hospitais e às vezes a primeira providência é colocar o oxigênio nasal em quem não precisa de oxigênio. Então vamos tentar economizar. Vamos fazer uma grande campanha junto aos profissionais de saúde para para o uso racional do oxigênio”, declarou o cardiologista durante audiência pública no Senado.

Questionado sobre a falta de medicamentos para intubação, o ministro revelou negociação com a Organização Pan-Americana da Saúde e projetou resolver o problema em até duas semanas. Mas pediu que os estados e os municípios assumam a responsabilidade.

“Lembrando que essa é uma atribuição das secretarias de saúde. O ministro da Saúde não pode ser o AGR, almoxarife geral da República, só para estar cuidando dessa agenda. Tem que existir um esforço também dos secretários municipais e estaduais para para se somar com o Ministério da Saúde, não é só jogar a bomba para a gente. Não é tripartite? Vamos compartilhar as responsabilidades, porque o Ministério da Saúde não pode só ficar enxugando gelo”.

Ministro...
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »