-

* Expectativa de mais corrupção no Brasil sobe e atinge 67%.

 A expectativa de que haja mais corrupção no Brasil subiu: 67% dos brasileiros dizem esperar que haverá mais malfeitos daqui para a frente. É o que aponta pesquisa feita pelo Datafolha em 15 e 16 de março, na qual foram ouvidas por telefone 2.023 pessoas. A margem de erro é de dois pontos para mais ou menos.

Na rodada anterior em que essa pergunta foi feita, em dezembro passado, 55% achavam que a corrupção iria aumentar, nível semelhante à pesquisa de agosto —que havia indicado a mudança de patamar dessa percepção, estável em torno de 40% desde o início do governo.

De dezembro para cá, caiu de 14% para 8% o índice de pessoas que acham que a corrupção vai diminuir, e oscilou de 27% para 23%, queda dentro do limite da margem de erro, o número daqueles que acham que o problema seguirá como está.

O pessimismo aferido pelo Datafolha é pior entre mulheres (74%) e os mais pobres (73%). São grupos importantes em termos estatísticos, somando respectivamente 52% e 53% da amostra do Datafolha.

A expectativa é menos pior entre os mais ricos (51%), mas isso não se transmuta em otimismo: cresce ali a ideia de que tudo ficará como está, em 37%. É um grupo influente, mas de apenas 4% do universo dos pesquisados.

No grupo que acha o presidente ótimo ou bom, 53% acham que haverá mais corrupção, e 17%, que ela diminuirá. É um resultado melhor que o global, mas longe de níveis mais confortáveis registrados anteriormente.

Nossa.
FOLHAPRESS

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »