-

* Governo Bolsonaro deixou parados R$ 80 bi de verba para a Covid em 2020.

 Dos 604,7 bilhões de reais no Orçamento em 2020 liberados pelo Governo Bolsonaro para medidas contra a Covid-19, 80 bilhões não foram utilizados.

De acordo com um levantamento do jornal Folha de S. Paulo, cerca de 37,5 bilhões desse excedente podem ainda ser gastos em 2021. Até este mês, entretanto, mais de 90% desses recursos permaneciam engavetados.

Do total programado este ano, quase R$ 25,5 bilhões são destinados a ações do Ministério da Saúde – mas apenas 1,3 bilhão foi investido na pasta.

As áreas com maior empoçamento de recursos, no ano passado e no início de 2021, foram o pagamento de auxílio emergencial, a verba para a saúde e o programa de corte de jornada e de salários dos trabalhadores da iniciativa privada.

No auxílio emergencial, por exemplo, sobraram quase 29 bilhões no ano passado. Há autorização somente para 2 bilhões no começo deste ano. O restante expirou com o término do período de calamidade.

O governo promete uma nova rodada do auxílio emergencial, mas essa medida, em formato reformulado, depende de uma nova autorização do Congresso. Ou seja: a sobras não seriam utilizadas.

Bolsonaro e Guedes.

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »