-

* Pau dos Ferros e outras duas cidades do RN são pré-selecionadas no programa de escolas cívico-militares.

O Rio Grande do Norte teve três cidades cadastradas entre as 70 que deverão participar do programa federal de escolas cívico-militares, de acordo com informações do Ministério da Educação (MEC) divulgadas nesta terça-feira (9). Os municípios são Natal, Parnamirim e Pau dos Ferros. Essas cidades são consideradas “pré-selecionadas”, pois ainda deverão atender às “condições técnicas” para implementação do programa.

De acordo com a divulgação do MEC, Natal e Parnamirim receberão apoio de pessoal, enquanto Pau dos Ferros receberá recurso. Os nomes das escolas ainda não foram divulgados.

A capital potiguar já tinha uma escola cadastrada para entrar no programa neste ano, porém, o processo foi adiado devido à pandemia do novo coronavírus. Em dezembro de 2020, o governo lançou uma nova portaria para cadastro de cidades interessadas em integrar o programa em 2021.

Segundo o MEC, o programa de escolas cívico-militares tem um conceito de gestão nas áreas educacional, didático-pedagógica e administrativa com participação do corpo docente da unidade de ensino e apoio de militares federais e estaduais. “Seu objetivo é melhorar o processo de ensino-aprendizagem nas escolas públicas e se baseia no alto nível dos colégios militares do Exército, das Polícias e dos Corpos de Bombeiros Militares”, afirma o MEC.

Os militares realizam tarefas de apoio, enquanto os professores e demais profissionais da educação seguem responsáveis pelo trabalho didático-pedagógico.

Inicialmente, foram lançadas para este ano 54 vagas, mas um acordo entre o MEC e o Ministério da Defesa permitiu que o número fosse ampliado para 74 instituições. O Distrito Federal e o Pará receberam 2 vagas cada, no entanto, ainda não informaram suas opções.

Dos 27 estados brasileiros, 25 participam do programa. De acordo com o governo federal, a proposta é que 216 escolas sejam implantadas em todo o país até 2023. No ano passado, 53 unidades de ensino aderiram.

Efeito Marianna...
G1/RN

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »