-

* Em nota, SESAP esclarece sobre uso da 2º dose e afirma que a própria coordenadora do PNI recomendou guardar.

 NOTA DE ESCLARECIMENTO

NATAL (RN), 03 de abril de 2021

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) esclarece que segue todas as orientações do Ministério da Saúde com relação ao plano de vacinação contra a Covid-19. E, pelo que se segue, esclarece e repõe a verdade face às inverdades e tentativa de manipulação de informação perpetrada por este blogueiro (BG). Nesta, pede integral publicação, inclusive de imagem enviada em anexo.

Sobre a remessa mais recente, recebida na quinta-feira (1°), o Ministério orientou, por meio do 9° informe técnico, que as doses sejam utilizadas para completar o esquema de vacinação para quem tomou a primeira dose — ou seja, utilizadas especificamente para garantir a segunda dose —, como trabalhadores da saúde e idosos entre 70 e 79 anos. Assim, a Sesap repassou as orientações ministeriais aos municípios potiguares.

Cabe ressaltar que alguns gestores municipais solicitaram à presidência do Cosems que pudessem utilizar a DOSE 2 como DOSE 1. A Sesap, empática à demanda dos gestores, com a preocupação de permanecer com a progressão expressiva da campanha de vacinação contra a COVID-19, fez então consulta à Coordenadora do Programa Nacional de Imunização – PNI, Francieli Fontana Sutile Tardetti Fantinato, com o intuito de questionar tal possibilidade.

A coordenadora, então, afirmou: “O atual quantitativo de doses encaminhada aos estados compreendeu um maior quantitativo de D2 [DOSE 2] para garantir o esquema vacinal com o devido intervalo de aplicação das doses que tinham sido enviadas anteriormente como D1 [DOSE 1], sendo essas distribuídas aos estados neste momento para garantir tal intervalo e consequentemente a eficácia da vacina. A orientação do PNI é que essas doses sejam utilizadas SÓ COMO D2 MESMO, ASSIM COMO FOI DEFINIDO EM TRIPARTITE, não tenho como dar uma orientação diferente. Vale lembrar que, ainda na próxima entrega da Butantan, será também mais um quantitativo expressivo de D2 [DOSE 2] para fechar os 100% das segundas doses das D1 [DOSE 1] anteriormente enviadas. Se utilizarem de outra forma não temos como assegurar D2. Pois, apesar de esperarmos a entrega do Butantan, não há confirmação formalizada”. É o que consta em documento oficial — NOTA INFORMATIVA Nº 15/2021 – SESAP – SUVIGE.

O blogueiro, mais uma vez, usa informações confusas, sem o cuidado de checar, como preconiza o bom Jornalismo, seja de forma intencional, ou de notado despreparo jornalístico para checar as informações junto às fontes oficiais. Faz referência à Nota Técnica nº 7, quando na verdade, já existe a nota mais recente e remetida aos municípios — NOTA TÉCNICA Nº 10/2021/SESAP – SUVIGE – IMUNIZACAO/SESAP – SUVIGE/SESAP – CPS/SESAP – SECRETARIO. Trata-se de documento público e que se o intuito desse blogueiro fosse realmente informar à sociedade, poderia tê-lo demandado à Sesap. Optou pela produção de conteúdo inverídico, mas uma vez.

Como se vê, a partir do posicionamento da Coordenadora do Programa Nacional de Imunização, o Ministério da Saúde deixa claro que essa remessa de vacinas deve seguir o uso para aplicação da SEGUNDA DOSE. O Jornalismo pede apuração, checagem, e informação à sociedade, sem malícias ou subterfúgio.

Dados.
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »