-

* Ministro da Educação defende homeschooling em audiência e diz que socialização da criança pode ser na igreja.

 Os ministros Milton Ribeiro (Educação) e Damares Alves (Mulher, Família e Direitos Humanos) participaram de uma audiência nesta segunda (5) promovida pela Câmara sobre o projeto de educação domiciliar ou homeschooling. O tema é uma frente do governo Bolsonaro, que quer a regulamentação da prática no Congresso até julho deste ano.

Educadores criticam a prioridade dada ao tema neste momento em face das dificuldades que a área vem sofrendo durante a pandemia do coronavírus e dizem que o modelo deve ser levado em consideração por possíveis prejuízos em questões pedagógicas e de socialização da criança.

O ministro Milton Ribeiro enfatizou na audiência que o projeto do governo seria "uma opção" para quem pretende seguir o modelo e "sem obrigatoriedade" de adoção. Citou experiências de outros países e rebateu que haja problemas de socialização com estudantes inseridos no homeschooling.

Para Ribeiro, essa parte na vida da criança e do adolescente pode ser preenchida por outros ambientes que não a escola: "A própria família, clubes, bibliotecas e até mesmo a igreja, por que não?".

Educadores sustentam que a escola representa um espaço para visões diferentes, que enriqueceriam o pensamento do estudante. Defensores dizem que a modalidade representa liberdade de escolha para as famílias.

Pense num ministro da educação seu moço.
G1

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »