-

* Lira instala comissão para mudar regras eleitorais; distritão e financiamento privado no alvo.

Será instalada às 14h comissão especial que vai redefinir as regras eleitoraisArthur Lira quer emplacar o distritão e a volta do financiamento privado já em 2022.

Para agilizar a tramitação, o presidente da Câmara vai usar como barriga de aluguel a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 125/2011, que trata do adiamento de eleições perto de feriados nacionais.

Essa PEC, do tucano Carlos Sampaio, já teve sua admissibilidade aprovada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), estando pronta para o debate em comissão especial. Os deputados, porém, vão trabalhar em cima de um texto substitutivo.

A estratégia de Lira é driblar resistências a duas propostas polêmicas: a adoção do distritão, que acaba com a regra de proporcionalidade na eleição de deputados federais; e o retorno do financiamento eleitoral privado.

Há um entendimento de que essas duas regras hoje deram muito poder aos caciques partidários, que se transformaram em ‘cartolas da política’, escolhendo os candidatos e quanto cada um deve receber dos fundos eleitoral e partidário.

Favorável ao Distritão.
Antagonista

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »