-

* Capoeiristas denunciam mestres de grupo por crimes sexuais contra jovens no Ceará.

Vários capoeiristas denunciam que mestres do Grupo Cordão de Ouro cometeram abusos contra crianças e adolescentes desde a década de 1970, passando de geração para geração. Os jovens e adolescentes recebiam promessas de viagens para eventos de capoeira, contudo, em troca, tinham que "carimbar o passaporte" — termo usado por eles para a relação sexual com os mestres. O grupo é um dos mais tradicionais e tem atuação em todo o Brasil.

Desde 2020, o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) investiga lideranças do Cordão de Ouro devido às denúncias de abusos e estupro de vulnerável — como a lei brasileira tipifica a relação sexual com menores de 14 anos. De acordo com o órgão, cerca de dez vítimas fizeram acusações no estado contra vários mestres. Porém, os nomes de todos os envolvidos não foram divulgados para não comprometer as investigações.

Em nota, assinada pelo mestre Suassuna, a Associação de Capoeira Cordão de Ouro repudiou os crimes sexuais que teriam sido cometidos por integrantes do grupo e se colocou à disposição das autoridades para prestar esclarecimentos. O G1 não localizou o outro mestre, nem os advogados responsáveis pela defesa dele. 

Grave essa situação...
G1

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »