-

* Delírios: Bolsonaro diz que venceu no primeiro turno em 2018 e que apresentará provas de fraude.

O presidente Jair Bolsonaro afirmou, em Miami (EUA), onde está para encontros bilaterais, que houve fraude na eleição presidencial de 2018 e que deveria ter vencido o pleito no primeiro turno. Bolsonaro não apresentou nenhuma prova do ocorrido, mas disse que irá mostrar em breve as evidências. 

— Eu acredito que, pelas provas que tenho em minhas mãos, que vou mostrar brevemente, eu fui eleito em primeiro turno, mas no meu entender houve fraude. E nós temos não apenas a palavra, temos comprovado, brevemente eu quero mostrar. Nós precisamos aprovar no Brasil um sistema seguro de apuração de votos — declarou Bolsonaro.

No primeiro turno da eleição presidencial, Bolsonaro recebeu 49,3 milhões de votos, equivalente a 46,03% dos válidos. Para vencer a eleição no primeiro turno, são necessários 50% dos votos válidos mais um voto. Como o percentual não foi alcançado, houve um segundo turno entre ele e o candidato do PT, Fernando Haddad. Bolsonaro venceu a eleição com 55,15% dos votos válidos

A eleição presidencial de 2018 não teve registro de fraudes, segundo a Justiça Eleitoral, assim como nos 22 anos anteriores em que o sistema de votação foi utilizado. Em 2015, o Congresso aprovou proposta de emenda à Constituição de autoria de Jair Bolsonaro, então deputado federal, determinando a impressão do registro do voto. Isto é, as urnas teriam de passar a imprimir comprovantes da votação, que seriam conferidos pelo eleitor e depositados automaticamente em um recipiente lacrado.

Em junho de 2018, o STF barrou a mudança, por entender que representaria risco ao sigilo do voto e à confiabilidade do processo. A decisão teve o apoio do TSE, que classificou a alteração como "inegável retrocesso (...) capaz de restabelecer episódios que contaminaram as eleições brasileiras até a introdução da urna eletrônica".

Até o momento, a Justiça Eleitoral não se pronunciou sobre a fala do presidente. 

Bolsonaro...
GZM

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »