-

* Paciente com suspeita de infecção pela cepa indiana morre no interior do RN.

Morreu nesta quarta-feira (2) o paciente com suspeita de infecção pela variante indiana da Covid-19 — a cepa identificada como B.1.617. O paciente do caso investigado, um homem adulto, estava internado em um hospital no interior do RN.

Caso seja confirmada clinicamente, esta será a primeira morte envolvendo a nova variante indiana no Brasil.

Segundo informações da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), o potiguar teve contato com um dos casos confirmados de contágio pela cepa indiana durante viagem aérea. Ele teve confirmação de contágio pela Covid-19, mas resta ainda saber qual a variante o infectou.

As amostras do paciente potiguar foram enviadas para análises genéticas na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, e para o Instituto Evandro Chagas, no Pará.

O primeiro caso suspeito no Rio Grande do Norte foi registrado na segunda-feira (31). Um potiguar teve contato com um caso confirmado da doença no Maranhão. Neste caso, também um homem, o paciente está cumprindo isolamento domiciliar e não apresenta sintomas graves da doença.

O Brasil tem até o momento oito casos confirmados da variante indiana: seis deles no Maranhão, um no Rio de Janeiro e um em Juiz de Fora. Não foram confirmadas mortes pela nova cepa até o momento.

NOVA CEPA 

A nova cepa do coronavírus, identificada como B.1.617, popularmente conhecida como variante indiana, pela sua origem na Covid-19 na Índia. A Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou, em 10 de maio, a nova cepa do coronavírus como uma “variante de preocupação global”, com indicação de uma “transmissibilidade acentuada”. A nova mutação permite maior facilidade de replicação e torna o SARS-COV-2 mais virulento.

De acordo com a OMS, além da Índia, outros 52 países e territórios já registraram casos da variante indiana, incluindo o Brasil, que teve os primeiros registros da mutação em 19 de março, quando o Maranhão confirmou seis casos da nova cepa em parte da tripulação do navio Mv Shandong da Zhi, que está ancorado no Estado.

Grave...
Novo Notícia 

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »