-

* As urnas são seguras e as eleições vão ocorrer, afirma Gilmar Mendes.

 O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, afirmou em entrevista ao Jornal da CBN nesta segunda-feira 12 que “não é função das Forças Armadas fazer ameaças à CPI ou ao Parlamento”. O magistrado defendeu ser preciso evitar tensões dispensáveis ou desnecessárias, sendo importante neste momento proteger a democracia.

Quanto ao tom agressivo que o presidente Jair Bolsonaro tem adotado ao falar da Corte e de seus integrantes, o ministro avaliou que o mandatário, muitas vezes, fala para o seu grupo. “Prega para convertidos e não raras vezes ele exagera”, nas palavras dele.

O ministro também avaliou que o STF tem contribuído para a gestão federal, inclusive poupado o governo de erros mais crassos.

“Na pandemia, nós ajudamos muito ao tomarmos medidas que direcionaram o governo, simplificando o processo de aprovação das medidas provisórias, dispensando de determinados atendimento de disposições da lei de responsabilidade fiscal e arbitrando os conflitos entre União, estados e municípios”, disse.

Em relação às falas de Bolsonaro sobre fraude nas eleições, Mendes afirmou que esse “é um tipo de lenda urbana que galvaniza o grupo de apoiadores do presidente. Mas entendo que isso é tão consistente quanto a mensagem que diz que o homem não foi à lua.

Gilmar Mendes.
Carta Capital

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »