-

* Pau dos Ferros: NOTA DE ESCLARECIMENTO À POPULAÇÃO SOBRE PERDAS TÉCNICAS.

A Prefeitura Municipal de Pau dos Ferros, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), vem a público esclarecer a toda a população pau-ferrense em relação ao número de perdas técnicas referentes à vacinação contra COVID-19.

As vacinas disponibilizadas em frascos multidose, apresentam uma estimativa de 10 doses de 0,5 ml para cada frasco (nos casos de Coronovac/Butantan e AstraZeneca/Oxford). Foram evidenciados registros relativos a divergência de volume declarado e número de doses presentes no frasco. Para tanto, foi observado, em todo território nacional, que em alguns frascos multidose (Coronavac/Butantan) não era possível fazer a aspiração das 10 doses contendo 0,5 ml, caracterizando-se, assim, a aspiração de 9 doses de 0,5 ml, restando uma quantidade de conteúdo que varia de 0,1 a 0,4 ml. Portanto, este valor restante não é suficiente para a administração do imunizante.

Diante desta situação, a Nota técnica de número 108/2021, emitida pelo Ministério da Saúde, deixa claro que em ocasiões como esta, o profissional deve registrar o incidente para ser analisado, haja vista ser contraindicada a mistura de frascos/ampolas diferentes para completar a quantidade de ml para administração da dose, tendo em vista esta técnica poder propiciar uma possível contaminação do material. Sendo assim, este quantitativo de ml restante se caracteriza como "perda técnica".

Vale salientar, no entanto, que também há a possibilidade do registro, em alguns frascos multidose, de um volume extra do imunizante (geralmente, identificado na AstraZeneca/Oxford), sendo possível aspirar o volume completo indicado para imunização, podendo ser realizada a aplicação da vacina.


Nota.

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »